Avançar para o conteúdo principal

Matagal invade Castelo de Viana

É vergonhosa a falta de atenção para com um dos monumentos mais importantes da cidade de Viana do Castelo.
Os intensos “matagais” (com mais de 1,5 metros de altura em alguns pontos) que crescem pela muralha, no interior e envolvente do Castelo de Santiago da Barra não são o melhor cartão de visitas para a população local e para os turistas, nacionais e estrangeiros. É urgente que se faça a limpeza por forma a dignificar a imagem deste importante património, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967.
A Turismo do Porto e Norte de Portugal, entidade responsável pela promoção turística local e regional da região Norte do país, tem a sua Sede no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, que lhe foi cedido pelo Estado, a título precário e gratuito em 1983. A TPNP, como “dona” do Castelo, ao não manter o espaço limpo, dá um mau exemplo, e não contribui em nada para a promoção turística da cidade.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)















Mas não é só o matagal que precisa ser limpo...




Edifício da Sede do Turismo do Porto e Norte de Portugal no interior do Castelo de Santiago da Barra

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇