Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Cais do Porto de Pesca é um amontoado de lixo que devia envergonhar os responsáveis

O estado em que se encontra não é bonito e está à vista de todos. Um pouco por todo o lado observa-se montes de lixo, desde garrafas (plástico e vidro), a caixas em plástico, madeira e esferovite, a artes de pesca inutilizadas (redes)… com origem essencialmente na atividade da pesca. Nesta área do porto de pesca, a autoridade portuária devia disponibilizar mais equipamentos de recolha dos resíduos, nomeadamente contentores e fazer uma recolha mais assídua.
Tem de haver uma maior colaboração e sensibilização de todos os intervenientes (autoridades portuárias, Docapesca, pescadores), para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Há que corresponsabilizar todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente neste problema.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)








MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Fim do dia à beira-mar

Praia Norte Viana do Castelo  📸 18 março 2026 | @olharvianadocastelo