Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Cais do Porto de Pesca é um amontoado de lixo que devia envergonhar os responsáveis

O estado em que se encontra não é bonito e está à vista de todos. Um pouco por todo o lado observa-se montes de lixo, desde garrafas (plástico e vidro), a caixas em plástico, madeira e esferovite, a artes de pesca inutilizadas (redes)… com origem essencialmente na atividade da pesca. Nesta área do porto de pesca, a autoridade portuária devia disponibilizar mais equipamentos de recolha dos resíduos, nomeadamente contentores e fazer uma recolha mais assídua.
Tem de haver uma maior colaboração e sensibilização de todos os intervenientes (autoridades portuárias, Docapesca, pescadores), para a importância da adoção ou manutenção de boas práticas ambientais. Há que corresponsabilizar todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente neste problema.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)








Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.