Avançar para o conteúdo principal

Seis centenas de Trajes Regionais de Viana no Desfile da Mordomia

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)

Este ano o Desfile da Mordomia que se realiza sexta-feira (16) às 16H00, primeiro dia da Romaria em honra de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, vai ter a participação de seiscentas e dezanove mulheres. O ano passado foram 636 as inscritas.
Pela segundo ano consecutivo as inscrições para o Desfile foram feitas através de uma plataforma online.
Os participantes, exclusivamente do sexo feminino, com idade igual ou superior a 14 anos, vão envergar vários Trajes Regionais Vianenses, sendo o Traje à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho o que recebeu mais inscrições, 129 mulheres, seguindo-se o Traje de Mordomia Preto Colete, que será envergado por 105 mulheres, o Traje de Cerimónia/Lavradeira Rica, com 50 mulheres inscritas, o Traje à Vianesa de Areosa Vermelho, com 49, e do Traje à Vianesa de Carreço Vermelho, com 47.
A Romaria d'Agonia 2019 vai decorrer entre 16 e 20 de agosto. Consulte AQUI o programa completo.

Comentários

  1. O que é a Ribeira Lima.15 agosto, 2019 10:08

    Conde d`Aurora escreveu um livro com titulo " Roteiro da Ribeira Lima " em 1929.
    Na página 16 faz uma descrição sobre a grandeza da região . Em pleno século XIII a mesma encontrava-se dividida nas seguintes terras ou distritos:
    Terra de Vinha ( Margem direita do lima )
    Terra do Neiva ( Margem esquerda do Lima , ao rio Neiva )
    Terra de Santo Estevão ( Facha e Geraz do Lima )
    Couto da Corrilã ( Arcebispado de Santiago)
    Terra de Ponte ( ponte de Lima)
    Condado de Refoios de Lima
    Terra da Miranda ( Na montanha)
    Terras da Nobrega ( Ponte da barca)
    Terras de Valdevez , e outros coutos na fronteira. Todo este conjunto de terras são um espaço a que regularmente se atribuiu a designação Ribeira Lima.Ora a designação de traje a Vianesa da Ribeira Lima vermelho para mim é uma novidade ! Que dirão as pessoas que residem nos espaços envolventes , será que os vianenses são os senhores da Ribeira Lima ? Onde começa e e termina ?Julgo que está denominação está completamente errada.
    O que é a Mordomia nas festas da Senhora da Agonia ( cidade) ? É um cortejo de mulheres trajadas a rigor , que apresenta o cumprimento às autoridades locais e desfila nas artérias principais da cidade.

    ResponderEliminar
  2. O que é a Ribeira Lima.15 agosto, 2019 11:10

    A mordomia nas aldeias é bem diferente . Na cidade não é nada mais que numero do programa que encaixa nos dias festivos. Mas voltemos aos Trajes .
    O traje Lavradeira que se denomina actualmente à vianesa designação atribuída para as pessoas de fora ,o localizarem melhor em Portugal.
    Quando se veste um fato nas aldeias em redor da cidade, os locais não dizem vou trajar o fato a vianesa , mas sim o traje de lavradeira ou de festa designação comum em todas as freguesias.
    Há a margem direita do Rio Lima constituída pelas freguesias Meadela , Santa Marta, Outeiro Perre, Serreleis , Cardielos , Nogueira , S. Salvador, Vila Mou. Todas elas apresentam os fatos de lavradeira ( vermelhos e Roxos ou Azuis conforme queiram chamar )
    Há a margem esquerda : Darque , Vila Franca , Deão , Mazarefes, Geraz do Lima , Alvarães, Mujães , Vila de Punhe .
    A beira -mar ( Norte ) :- Areosa, Carreço , Afife apresentam os fatos de lavradeira vermelhos e Roxos.
    A beira - mar ( Sul ) : Anha , Chafé .
    Na zona serrana :- Orbaçem , Dém , Amonde os fatos de lavradeira apresentam -se na cor vermelha , roxos , verdes , e Azul . Todos estes trajes são fatos de cerimónia , usados nas romarias da terra e designados de lavradeira.
    O traje preto era um fato usado em cerimonias de casamento e " mordomarias ".
    Não mordomia , porque era esta a designação atribuída nas aldeias.
    O que era então a " mordomaria " . As aldeias no redor de Viana festejavam as festas em honra do seu santo padroeiro , todos os anos uma comissão de mordomos e mordomas giravam em torno dos lugares da freguesia . Os lavradores mais ricos eram escolhidos , as filhas trajavam os fatos da romaria , a responsabilidade da festa . o peditório, a boa musica , a igreja bem aparelhada a ornamentação e o fogo eram da sua responsabilidade. Era assim que a festa se concretizava .
    O colete apareceu mais tarde.
    Estes fatos negros eram usados tanto na margem esquerda como a direita do Lima .
    Carreço , Areosa também apresentam os referidos fatos.
    Afife apesar de hoje não apresentar o referido fato negro , ( no tempo do Doutor Barrote ) apareciam em fotos do grupo folclórico da terra.

    ResponderEliminar
  3. A festa é do povo não de meia dúzia .15 agosto, 2019 12:24

    As pessoas que estão a seleccionar os fatos para o cortejo estão se a tornar insuportáveis . A festa é do povo não é de meia dúzia que ,quer impor regras a seu belo prazer . Estamos a ficar sujeitos a uma ditadura imposta porque quem não percebe mesmo nada do assunto. Julgam-se detentores da verdade, querendo impor regras que nunca existiram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma