Seis centenas de Trajes Regionais de Viana no Desfile da Mordomia

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)

Este ano o Desfile da Mordomia que se realiza sexta-feira (16) às 16H00, primeiro dia da Romaria em honra de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, vai ter a participação de seiscentas e dezanove mulheres. O ano passado foram 636 as inscritas.
Pela segundo ano consecutivo as inscrições para o Desfile foram feitas através de uma plataforma online.
Os participantes, exclusivamente do sexo feminino, com idade igual ou superior a 14 anos, vão envergar vários Trajes Regionais Vianenses, sendo o Traje à Vianesa da Ribeira Lima Vermelho o que recebeu mais inscrições, 129 mulheres, seguindo-se o Traje de Mordomia Preto Colete, que será envergado por 105 mulheres, o Traje de Cerimónia/Lavradeira Rica, com 50 mulheres inscritas, o Traje à Vianesa de Areosa Vermelho, com 49, e do Traje à Vianesa de Carreço Vermelho, com 47.
A Romaria d'Agonia 2019 vai decorrer entre 16 e 20 de agosto. Consulte AQUI o programa completo.

Comentários

  1. O que é a Ribeira Lima.15 agosto, 2019 10:08

    Conde d`Aurora escreveu um livro com titulo " Roteiro da Ribeira Lima " em 1929.
    Na página 16 faz uma descrição sobre a grandeza da região . Em pleno século XIII a mesma encontrava-se dividida nas seguintes terras ou distritos:
    Terra de Vinha ( Margem direita do lima )
    Terra do Neiva ( Margem esquerda do Lima , ao rio Neiva )
    Terra de Santo Estevão ( Facha e Geraz do Lima )
    Couto da Corrilã ( Arcebispado de Santiago)
    Terra de Ponte ( ponte de Lima)
    Condado de Refoios de Lima
    Terra da Miranda ( Na montanha)
    Terras da Nobrega ( Ponte da barca)
    Terras de Valdevez , e outros coutos na fronteira. Todo este conjunto de terras são um espaço a que regularmente se atribuiu a designação Ribeira Lima.Ora a designação de traje a Vianesa da Ribeira Lima vermelho para mim é uma novidade ! Que dirão as pessoas que residem nos espaços envolventes , será que os vianenses são os senhores da Ribeira Lima ? Onde começa e e termina ?Julgo que está denominação está completamente errada.
    O que é a Mordomia nas festas da Senhora da Agonia ( cidade) ? É um cortejo de mulheres trajadas a rigor , que apresenta o cumprimento às autoridades locais e desfila nas artérias principais da cidade.

    ResponderEliminar
  2. O que é a Ribeira Lima.15 agosto, 2019 11:10

    A mordomia nas aldeias é bem diferente . Na cidade não é nada mais que numero do programa que encaixa nos dias festivos. Mas voltemos aos Trajes .
    O traje Lavradeira que se denomina actualmente à vianesa designação atribuída para as pessoas de fora ,o localizarem melhor em Portugal.
    Quando se veste um fato nas aldeias em redor da cidade, os locais não dizem vou trajar o fato a vianesa , mas sim o traje de lavradeira ou de festa designação comum em todas as freguesias.
    Há a margem direita do Rio Lima constituída pelas freguesias Meadela , Santa Marta, Outeiro Perre, Serreleis , Cardielos , Nogueira , S. Salvador, Vila Mou. Todas elas apresentam os fatos de lavradeira ( vermelhos e Roxos ou Azuis conforme queiram chamar )
    Há a margem esquerda : Darque , Vila Franca , Deão , Mazarefes, Geraz do Lima , Alvarães, Mujães , Vila de Punhe .
    A beira -mar ( Norte ) :- Areosa, Carreço , Afife apresentam os fatos de lavradeira vermelhos e Roxos.
    A beira - mar ( Sul ) : Anha , Chafé .
    Na zona serrana :- Orbaçem , Dém , Amonde os fatos de lavradeira apresentam -se na cor vermelha , roxos , verdes , e Azul . Todos estes trajes são fatos de cerimónia , usados nas romarias da terra e designados de lavradeira.
    O traje preto era um fato usado em cerimonias de casamento e " mordomarias ".
    Não mordomia , porque era esta a designação atribuída nas aldeias.
    O que era então a " mordomaria " . As aldeias no redor de Viana festejavam as festas em honra do seu santo padroeiro , todos os anos uma comissão de mordomos e mordomas giravam em torno dos lugares da freguesia . Os lavradores mais ricos eram escolhidos , as filhas trajavam os fatos da romaria , a responsabilidade da festa . o peditório, a boa musica , a igreja bem aparelhada a ornamentação e o fogo eram da sua responsabilidade. Era assim que a festa se concretizava .
    O colete apareceu mais tarde.
    Estes fatos negros eram usados tanto na margem esquerda como a direita do Lima .
    Carreço , Areosa também apresentam os referidos fatos.
    Afife apesar de hoje não apresentar o referido fato negro , ( no tempo do Doutor Barrote ) apareciam em fotos do grupo folclórico da terra.

    ResponderEliminar
  3. A festa é do povo não de meia dúzia .15 agosto, 2019 12:24

    As pessoas que estão a seleccionar os fatos para o cortejo estão se a tornar insuportáveis . A festa é do povo não é de meia dúzia que ,quer impor regras a seu belo prazer . Estamos a ficar sujeitos a uma ditadura imposta porque quem não percebe mesmo nada do assunto. Julgam-se detentores da verdade, querendo impor regras que nunca existiram.

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Flores embelezam espaço público

O antes e o depois

Viana Florida 2021

Dez anos após naufrágio…

Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias