O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o decreto que classifica, como conjunto de interesse nacional diversos bens móveis arqueológicos náuticos e subaquáticos, sendo-lhes atribuída a designação de "tesouro nacional": as seis pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo; os três astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra, e os dez canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar. As pirogas monóxilas são embarcações construídas a partir de um único tronco de árvore, neste caso de carvalho. Este conjunto apresenta um interesse arqueológico e patrimonial muito relevante enquanto testemunho notável da navegação em Portugal, e da travessia do Rio Lima em particular, desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média. A dimensão do conjunto e de cada exemplar (uma delas com quase 7m de comprimento), o seu estado de conser
Mais um ano e apenas meia duzia de casas de banho/balneários públicas espalhadas por toda a cidade, quem passeava pelas ruas da ribeira na madrugada e manhã depois da noite dos tapetes encantava-se com o aroma por ali sentido, no arraial d'agonia 6 W.C. contentores para homens e mulheres todos em conjunto e o muro da muralha a servir como urinol também, todos os anos a mesma história, estabelecimentos comerciais que ficam com as casas de banho avariadas sem poderem satisfazer os próprios clientes pois toda a gente as usa como w.c. públicos, a Câmara diz nos meios de comunicação que esperam 1.2 milhões de pessoas, tem noção mas não preparação, a Viana festas diz que não é nada com eles, afinal qual é o porquê dos mesmos erros todos os anos??em breve será o Viana Bate Forte, as casas de banho públicas serão: qualquer esquina mais próxima...
ResponderEliminarA cidade tem urinóis . Estão é fechados . O caso do Coreto no jardim . Outro por detrás da Igreja de S. Domingos , na rua que foi de Tenente Valadim , que depois mudaram o nome para um Cónego .... que nada faz pela cidade. Estão fechados por requerem pessoal e manutenção . Para isto não há dinheiro . Foram criados no tempo do Estado Novo . Um cuidado especial para as populações em diversos pontos da cidade.
ResponderEliminarEssa história ( Conta Histórias ) de um milhão de pessoas é uma história mal contada. Começou com Sam Paio . Mas teimam sempre , uma mentira muitas vezes dita passa a ser verdade . Daqui a 100 anos os historiadores ao investigar ficarão abismados como a cidade conseguiu albergar tanta gente.
Por lapso não foi mencionado outro urinol perto da Cruz Vermelha. Urinóis não faltam. O que falta aos iluminados é ideias.
ResponderEliminarOs forasteiros que nos visitam tem de ser bem acolhidos . Algumas ruas da cidade nos dias de festa, carregam um cheiro pestilento e nauseabundo .
E que raio vão fazer ao sal corado com anilinas altamente poluentes? Vão leva-lo para a lixeira? Ou limitam-se a chamar os bombeiros que de agulheta na mão o empurram para os escoamentos das águas pluviais para o Lethes mais uma vez?
ResponderEliminar