Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Alguns momentos da Festa

Entre 16 e 20 de agosto todos os caminhos vieram dar a Viana do Castelo, onde teve lugar a tradicional Romaria em honra de Nossa Senhora d’Agonia. Momentos especiais são eternizados graças à fotografia. Aqui ficam alguns momentos da Festa.















Comentários

  1. Mais um ano e apenas meia duzia de casas de banho/balneários públicas espalhadas por toda a cidade, quem passeava pelas ruas da ribeira na madrugada e manhã depois da noite dos tapetes encantava-se com o aroma por ali sentido, no arraial d'agonia 6 W.C. contentores para homens e mulheres todos em conjunto e o muro da muralha a servir como urinol também, todos os anos a mesma história, estabelecimentos comerciais que ficam com as casas de banho avariadas sem poderem satisfazer os próprios clientes pois toda a gente as usa como w.c. públicos, a Câmara diz nos meios de comunicação que esperam 1.2 milhões de pessoas, tem noção mas não preparação, a Viana festas diz que não é nada com eles, afinal qual é o porquê dos mesmos erros todos os anos??em breve será o Viana Bate Forte, as casas de banho públicas serão: qualquer esquina mais próxima...

    ResponderEliminar
  2. O urinóis não davam vazão ,tudo foi parar ao Rio Lethes.24 agosto, 2019 10:21

    A cidade tem urinóis . Estão é fechados . O caso do Coreto no jardim . Outro por detrás da Igreja de S. Domingos , na rua que foi de Tenente Valadim , que depois mudaram o nome para um Cónego .... que nada faz pela cidade. Estão fechados por requerem pessoal e manutenção . Para isto não há dinheiro . Foram criados no tempo do Estado Novo . Um cuidado especial para as populações em diversos pontos da cidade.
    Essa história ( Conta Histórias ) de um milhão de pessoas é uma história mal contada. Começou com Sam Paio . Mas teimam sempre , uma mentira muitas vezes dita passa a ser verdade . Daqui a 100 anos os historiadores ao investigar ficarão abismados como a cidade conseguiu albergar tanta gente.

    ResponderEliminar
  3. O Estado Novo dava mais atenção aos visitantes.27 agosto, 2019 14:47

    Por lapso não foi mencionado outro urinol perto da Cruz Vermelha. Urinóis não faltam. O que falta aos iluminados é ideias.
    Os forasteiros que nos visitam tem de ser bem acolhidos . Algumas ruas da cidade nos dias de festa, carregam um cheiro pestilento e nauseabundo .

    ResponderEliminar
  4. E que raio vão fazer ao sal corado com anilinas altamente poluentes? Vão leva-lo para a lixeira? Ou limitam-se a chamar os bombeiros que de agulheta na mão o empurram para os escoamentos das águas pluviais para o Lethes mais uma vez?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Corte de árvore no Jardim Público

Talvez por se encontrar com problemas, e no sentido de garantir maior segurança aos utentes do Jardim Público Marginal da cidade de Viana do Castelo, está a ser cortada uma árvore de grande porte. Neste que é o espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1881, existem mais de 150 árvores, na sua maioria tílias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Quem vai ao mar avia-se em terra

Tripulação do “Santa Luzia no Monte” no porto de pesca de Viana do Castelo, a preparar os covos para uma próxima saída para a faina.