E por ali ficou esquecida

Esta velha carruagem do elevador de Santa Luzia está há muitos anos em situação de abandono. Ao ar livre, bastante degradada e rodeada por densa vegetação, continua por ali esquecida à espera que alguém se interesse pela salvação deste património.
Não está em condições de uso mas, restaurada, podia ser utilizada para fins museológicos ou outros. Se é para continuar com aquele aspeto degradante, é preferível removê-la para a sucata. No local onde se encontra, junto à estação superior do Elevador de Santa Luzia, polui a paisagem e torna-se um péssimo cartão de visita para quem se desloca ao cimo do Monte.

O elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de Junho de 1923. Esteve desativado entre 2001 e 2007. Voltou a funcionar em abril de 2007, depois de a autarquia ter investido 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação (renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas novas carruagens).










Comentários

  1. Memórias abandonadas24 setembro, 2019 17:52

    Não se compreende como se esqueceram de salvaguardar memórias de uma época.Aquando da renovação da linha e das carruagens não se preocuparem em acautelar estas peças museu . Foi pena deixar chegar a este ponto .Restaurar ficarão a preço de umas novas , nunca serão as mesmas. Que sirva de exemplo .

    ResponderEliminar
  2. Estamos rodeados de criminosos

    ResponderEliminar
  3. Agradecia que alguém me pudesse esclarecer quem será o proprietário desta unidade!

    ResponderEliminar
  4. Ao menos, coloquem junto do barco Gil Eanes e façam da carruagem um WC público, já que no local não existe WC.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Campo de girassóis volta a ser atração