E por ali ficou esquecida

Esta velha carruagem do elevador de Santa Luzia está há muitos anos em situação de abandono. Ao ar livre, bastante degradada e rodeada por densa vegetação, continua por ali esquecida à espera que alguém se interesse pela salvação deste património.
Não está em condições de uso mas, restaurada, podia ser utilizada para fins museológicos ou outros. Se é para continuar com aquele aspeto degradante, é preferível removê-la para a sucata. No local onde se encontra, junto à estação superior do Elevador de Santa Luzia, polui a paisagem e torna-se um péssimo cartão de visita para quem se desloca ao cimo do Monte.

O elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de Junho de 1923. Esteve desativado entre 2001 e 2007. Voltou a funcionar em abril de 2007, depois de a autarquia ter investido 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação (renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas novas carruagens).










Comentários

  1. Memórias abandonadas24 setembro, 2019 17:52

    Não se compreende como se esqueceram de salvaguardar memórias de uma época.Aquando da renovação da linha e das carruagens não se preocuparem em acautelar estas peças museu . Foi pena deixar chegar a este ponto .Restaurar ficarão a preço de umas novas , nunca serão as mesmas. Que sirva de exemplo .

    ResponderEliminar
  2. Estamos rodeados de criminosos

    ResponderEliminar
  3. Agradecia que alguém me pudesse esclarecer quem será o proprietário desta unidade!

    ResponderEliminar
  4. Ao menos, coloquem junto do barco Gil Eanes e façam da carruagem um WC público, já que no local não existe WC.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo

Morreu a ''PALMIRINHA''

Passagens de nível que já não existem

Já começou o Natal em Viana