Três ícones da história de Viana do Castelo


Templo-Monumento Santa Luzia, Navio Museu Gil Eannes e Estátua do navegador Vianense João Alvares Fagundes, são alguns dos ícones da cidade de Viana do Castelo que ajudam a contar a nossa história.

TEMPLO-MONUMENTO DE SANTA LUZIA  
Imponente Templo de granito dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, teve a sua construção iniciada em 1904. Abriu ao culto em 22 de Agosto de 1926 já depois da morte do seu autor o arquiteto Miguel Ventura Terra. Porém, as obras do exterior do templo só foram concluídas no final do ano de 1943 e as do interior em 1959.  

NAVIO MUSEU GIL EANNES  
Construído no ano de 1955 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o antigo navio-hospital Gil Eannes, que durante dezenas de anos prestou assistência hospitalar, entre outras funções, à frota bacalhoeira portuguesa que operava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia, foi resgatado da sucata, no ano de 1998. Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, ficando desde esse ano transformado num espaço museológico, aberto ao público na doca comercial de Viana do Castelo.  

ESTÁTUA DO FAGUNDES  
Esta estátua homenageia João Álvares Fagundes, navegador Vianês a quem foram atribuídas as navegações ocorridas em 1520, que deram origem à descoberta das ilhas de Terra Nova (Canadá). O seu túmulo encontra-se no interior da Sé de Viana do Castelo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois de vários adiamentos, 5 de junho é a nova data para a abertura do PEUVC

Aconteceu neste dia...

Mulheres "orgulhosas" com quilos de ouro ao peito

Câmara de Viana vai acionar garantia de obra para reparar troço de ecovia danificado