Com 96 anos de história, o elevador/funicular de Santa Luzia liga a parte baixa do Monte ao ponto mais alto, junto ao Templo de Santa Luzia.
As duas carruagens com capacidade para 25 passageiros cada, circulam numa via única a uma velocidade de 2 m/s e cruzam-se a meio do percurso numa zona onde o lance de carris duplica. Enquanto uma carruagem sobe a outra desce. Partem ao mesmo tempo e terminam a viagem sete minutos depois.
O percurso, que acompanha o verde da encosta, tem uma extensão de cerca de 650 metros, 160 metros de desnível e uma inclinação média de 25%.
FUNCIONAMENTO DO ELEVADOR/FUNICULAR
Automático, com um operador. As carruagens trabalham em contrapeso, ou seja, a que desce ajuda a puxar a que sobe, cruzando-se ambas exatamente a meio do percurso. O motor elétrico de 64,5kw ajuda a vencer a diferença de carga nas carruagens e o desnível do percurso.
As duas carruagens com capacidade para 25 passageiros cada, circulam numa via única a uma velocidade de 2 m/s e cruzam-se a meio do percurso numa zona onde o lance de carris duplica. Enquanto uma carruagem sobe a outra desce. Partem ao mesmo tempo e terminam a viagem sete minutos depois.
O percurso, que acompanha o verde da encosta, tem uma extensão de cerca de 650 metros, 160 metros de desnível e uma inclinação média de 25%.
FUNCIONAMENTO DO ELEVADOR/FUNICULAR
Automático, com um operador. As carruagens trabalham em contrapeso, ou seja, a que desce ajuda a puxar a que sobe, cruzando-se ambas exatamente a meio do percurso. O motor elétrico de 64,5kw ajuda a vencer a diferença de carga nas carruagens e o desnível do percurso.