Avançar para o conteúdo principal

O segundo dos três gémeos

WORLD VOYAGER o segundo paquete construído em Portugal já mostra as suas formas nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo. Estará pronto na primavera do próximo ano. O primeiro, também construído em Viana do Castelo, o WORLD EXPLORER já anda a navegar com passageiros desde agosto de 2019. O terceiro navio da mesma classe dos anteriores o WORLD NAVIGATOR estará concluído em 2021.
Navios da classe “Ice” da gama Explorer, preparados para navegar nas águas polares com até um metro de espessura de gelo, irão realizar cruzeiros e expedições de luxo nos quatro cantos do Mundo e em destinos tão remotos como a Antártida e o Ártico. Com capacidade para 200 passageiros e 112 tripulantes, estes navios foram pensados para visitar portos mais pequenos e mais próximos dos centros históricos das cidades.
Num investimento global superior a 210 milhões de euros, estes três navios oceânicos foram encomendados aos estaleiros navais vianenses pelo empresário Mário Ferreira.

WORLD VOYAGER em construção nos Estaleiros da WestSea, Viana do Castelo (2019.10.12)

WORLD VOYAGER em construção nos Estaleiros da WestSea, Viana do Castelo (2019.10.12)

WORLD EXPLORER em Viana do Castelo, rumo à viagem inaugural (2019.08.01)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo