Avançar para o conteúdo principal

VIANA | As peças de teatro a não perder em outubro


Se o plano é ir ao teatro, comece a organizar a sua agenda, estas são as quatro peças que não pode perder este mês, em Viana do Castelo.

CAVALO MANCO NÃO TROTA!
5 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 80 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/16

Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Cavalo Manco Não Trota, de Luis Del Val, tem encenação de Bruno Martins e interpretação de Luís Vicente. 
Um homem que está a ser julgado em tribunal. No momento em que o juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase 40 anos. 

ELISA E MARCELA!
12 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 80 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/16

Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Elisa e Marcela, da companhia galega A Panadaría, tem interpretação de Areta Bolado, Noelia Castro e Ailén Kendelman. 
Ano 1901 - Corunha. Duas mulheres casam na Igreja de San Xurxo, uma delas vestida de homem. Uma história de perseguições policiais, fugas em diligência, mudanças de identidade e informações manipuladas. As atrizes de A Panadaría apresentam uma reconstrução irreverente dum caso real. Uma comédia musical onde o verídico parece inventado. Elisa e Marcela é uma história de amor em contratempo. 

BOJADOR! 
12, 19 e 26 de outubro, às 17h00 
Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 40 minutos sem intervalo 
Classificação etária: M/6
O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros

O espetáculo Bojador, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, com dramaturgia e encenação de Ana Perfeito é interpretado por Mané Carvalho e Pedro Roquette. 
Em 1961, uma Mãe, escritora, e um dos seus cinco filhos, embarcam numa aventura de Descobertas. A partir de uma peça de Teatro que ela começou a escrever, que retrata o ano de 1434 e a passagem do Cabo Bojador (para muitos impossível), surge um conjunto de desafios, num palco improvisado: uma sala com uma janela virada para o Mundo. Descobrir este Mundo requer apenas ir além do medo e, em conjunto, tentar sempre chegar mais longe!…

TER RAZÃO!
24 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 60 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/12
Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Ter Razão, com texto e encenação de Ricardo Alves, tem interpretação de Emília Silvestre, Jorge Pinto, Ivo Bastos e Teresa Arcanjo. 
Ter razão. Gostar de ter razão. Não conseguir deixar de ter razão. Gostar de sofrer para ficar com a razão. Esticar o momento em que se tem razão para lá do razoável. A senhora estava nitidamente com dificuldades de estacionar. O camião atrás dela não conseguia passar. Já o carro que vinha de frente até passava, mas não passou, o diligente condutor parou. Pelas suas contas era a centésima vez que tinha razão naquele ano. E ainda o ano ia no início de abril, a continuar assim ainda batia o recorde de 2003, ano memorável em que tinha tido razão 489 vezes. Saiu do carro e começou a apregoar que tinha razão. Os carros bloqueados começaram a buzinar. O jovem dono do carro velho que seguia atrás do senhor que tinha razão, saiu do carro cheio de razão. Há a exposições das razões de ambos e de todos. É importante ter razão! É?...

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Jogos do Mundial? Veja-os no “mini-estádio” instalado na Praça da Liberdade

No coração da cidade de Viana do Castelo, uma tenda com um ecrã gigante converte a praça da Liberdade numa “fan zone” de acesso gratuito, ideal para assistir às fortes emoções do Mundial de Futebol 2022, cuja fase final realiza-se no Qatar, de 20 de novembro a 18 de dezembro. Portugal integra o Grupo H, defrontando sucessivamente o Gana, Uruguai e Coreia do Sul.  Junte os amigos e a família e torça pela seleção. Com a tenda, o frio e a chuva não serão problema, e o ecrã gigante garante que ninguém perca uma só jogada.b Serão transmitidos todos os jogos da Seleção Portuguesa e jogos das fases eliminatórias. Veja as datas e os horários dos jogos da seleção portuguesa na fase de grupos do Campeonato do Mundo: QUINTA-FEIRA  24 DE NOVEMBRO - 16H PORTUGAL / GANA SEGUNDA-FEIRA  28 DE NOVEMBRO - 19H PORTUGAL / URUGUAI SEXTA-FEIRA 02 DE DEZEMBRO - 15H COREIA DO SUL / PORTUGAL Os jogos que vão ser exibidos (abertura 1 hora antes dos jogos e fecho 1 hora depois): 20 DE NOVEMBRO - 16h00 QATAR / EQ