Avançar para o conteúdo principal

VIANA | As peças de teatro a não perder em outubro


Se o plano é ir ao teatro, comece a organizar a sua agenda, estas são as quatro peças que não pode perder este mês, em Viana do Castelo.

CAVALO MANCO NÃO TROTA!
5 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 80 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/16

Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Cavalo Manco Não Trota, de Luis Del Val, tem encenação de Bruno Martins e interpretação de Luís Vicente. 
Um homem que está a ser julgado em tribunal. No momento em que o juiz pergunta se o réu se considera culpado ou inocente, Miguel Torres é remetido, num ápice, para um turbilhão de memórias que começam na infância, precisamente aos oito anos, quando pela primeira vez lhe foi feita a mesma pergunta, e terminam no momento e na circunstância em que agora se encontra, volvidos quase 40 anos. 

ELISA E MARCELA!
12 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 80 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/16

Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Elisa e Marcela, da companhia galega A Panadaría, tem interpretação de Areta Bolado, Noelia Castro e Ailén Kendelman. 
Ano 1901 - Corunha. Duas mulheres casam na Igreja de San Xurxo, uma delas vestida de homem. Uma história de perseguições policiais, fugas em diligência, mudanças de identidade e informações manipuladas. As atrizes de A Panadaría apresentam uma reconstrução irreverente dum caso real. Uma comédia musical onde o verídico parece inventado. Elisa e Marcela é uma história de amor em contratempo. 

BOJADOR! 
12, 19 e 26 de outubro, às 17h00 
Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 40 minutos sem intervalo 
Classificação etária: M/6
O preço dos bilhetes varia entre 4 e 10 euros

O espetáculo Bojador, a partir de Sophia de Mello Breyner Andresen, com dramaturgia e encenação de Ana Perfeito é interpretado por Mané Carvalho e Pedro Roquette. 
Em 1961, uma Mãe, escritora, e um dos seus cinco filhos, embarcam numa aventura de Descobertas. A partir de uma peça de Teatro que ela começou a escrever, que retrata o ano de 1434 e a passagem do Cabo Bojador (para muitos impossível), surge um conjunto de desafios, num palco improvisado: uma sala com uma janela virada para o Mundo. Descobrir este Mundo requer apenas ir além do medo e, em conjunto, tentar sempre chegar mais longe!…

TER RAZÃO!
24 de outubro, às 21h30 
Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo 
Duração: 60 minutos sem intervalo (aprox.)

Classificação etária: M/12
Os bilhetes têm um preço único de 5 euros

O espetáculo Ter Razão, com texto e encenação de Ricardo Alves, tem interpretação de Emília Silvestre, Jorge Pinto, Ivo Bastos e Teresa Arcanjo. 
Ter razão. Gostar de ter razão. Não conseguir deixar de ter razão. Gostar de sofrer para ficar com a razão. Esticar o momento em que se tem razão para lá do razoável. A senhora estava nitidamente com dificuldades de estacionar. O camião atrás dela não conseguia passar. Já o carro que vinha de frente até passava, mas não passou, o diligente condutor parou. Pelas suas contas era a centésima vez que tinha razão naquele ano. E ainda o ano ia no início de abril, a continuar assim ainda batia o recorde de 2003, ano memorável em que tinha tido razão 489 vezes. Saiu do carro e começou a apregoar que tinha razão. Os carros bloqueados começaram a buzinar. O jovem dono do carro velho que seguia atrás do senhor que tinha razão, saiu do carro cheio de razão. Há a exposições das razões de ambos e de todos. É importante ter razão! É?...

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. NOTA: Por deliberação da comissão organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o Desfile da Mordomia, agendado inicialmente para quinta-feira, 15 de agosto, transitou para sexta-feira, dia 16, à mesma hora. (Publicação atualizada em 24 de abril de 2024) Pode consultar o programa oficial AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.