Avançar para o conteúdo principal

WindFloat Atlantic dá início à instalação do primeiro parque eólico flutuante ao largo de Viana

A primeira plataforma WindFloat Atlantic com a turbina totalmente instalada partiu hoje do Porto de Ferrol, em Espanha, em direção ao seu destino final a 20 km ao largo da costa de Viana do Castelo, Portugal. Assim que chegarem ao local final, as três estruturas flutuantes, com 30 metros de altura e 50 m de distância entre cada uma das colunas, vão ser instaladas constituindo assim o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo.
A estrutura que partiu do anteporto de Ferrol compreende uma plataforma flutuante e uma turbina eólica, a maior instalada numa superfície com estas características até à data. Nos próximos meses, serão adicionadas mais duas plataformas para completar o parque eólico que, com uma capacidade instalada total de 25 MW, será capaz de produzir eletricidade suficiente para fornecer o equivalente a 60 000 utilizadores por ano.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .