Avançar para o conteúdo principal

Olga Roriz regressa ao Sá de Miranda para apresentar Autópsia


A coreógrafa Olga Roriz regressa ao local onde nasceu – Viana do Castelo – para apresentar o espetáculo de dança Autópsia, que gira em torno da vida e a morte.
O novo espetáculo da coreógrafa vianense foi estreado no passado mês de novembro em Lisboa. O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo vai receber Autópsia amanhã, 11 de janeiro, pelas 21h30.

Nascida em Viana do Castelo, em 1955, Olga Roriz teve como formação artística na área da dança o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos com Ana Ivanova e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. 
De 1976 a 1992 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, onde foi primeira bailarina e coreógrafa principal. 
Em Maio de 1992 assumiu a direção artística da Companhia de Dança de Lisboa. 
Em Fevereiro de 1995 fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é diretora e coreógrafa. 
O seu repertório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 100 obras, onde se destacam as peças Treze Gestos de um Corpo, Isolda, Casta Diva, Pedro e Inês, Propriedade Privada, Electra, Pets, A Cidade, A Sagração da Primavera. 
Entre outros prémios nacionais e estrangeiros, foi distinguida com o 1º Prémio do Concurso de Dança de Osaka, Japão (1988), Prémio Almada (2004), Condecoração com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República (2004), Prémio da Latinidade (2012), Prémio SPA (2018) para melhor coreografia de 2017 com a peça ‘Síndrome’, e em Dezembro de 2017 foi-lhe atribuído pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento Honoris Causa por distinção nas Artes.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Amanhã há música no Coreto

O Coreto do Jardim D. Fernando, segundo espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1888, vai receber amanhã sexta-feira, 25 de setembro, mais uma edição da  “À Sexta no Coreto”.  A iniciativa “À Sexta no Coreto” realiza-se na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00, tendo como palco o coreto do Jardim D. Fernando. Amanhã, o momento musical será assegurado pela banda vianense COISA MANSA. A organização desta atividade está a cargo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a Associação Oficina com Pinta. A entrada é livre. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Um ano de TUViana. O balanço em números

O TUViana é o sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, que entrou em funcionamento no dia 23 de setembro de 2025.  No balanço de um ano de operação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez um balanço “extremamente positivo”, considerando que foi “a decisão mais acertada e assertiva que o Município tomou nos últimos anos”. > Tansportou neste período, mais de 750 mil passageiros; > A média diária de passageiros, nos dias úteis, ascende a 3.000 pessoas; > Neste momento, o TUViana conta com 5.600 passes entregues; > Foi o primeiro município, a nível nacional, a ter um serviço público de transportes com uma frota exclusivamente elétrica e sustentável; > Face aos custos em crescendo dos combustíveis, a poupança estimada com o serviço TUViana pode ascender a 700 mil euros ou 1 milhão de euros por ano; > A Linha 7 (Santa Marta via Samonde) é a linha com variação média de passageiros mais elevada, transportando cerca de 450 pessoas ...

A mirar Viana do Castelo

Miradouro de Santa Luzia  📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo