Avançar para o conteúdo principal

A falta de respeito dos automobilistas pelo espaço público

A colocação de pilaretes nos espaços que as fotografias documentam é intencional, infelizmente, não impedem o estacionamento ilegal quando somos confrontados com baixos níveis de civismo dos automobilistas.
Este cenário deplorável acontece todos os dias, há vários meses, junto ao antigo Pavilhão da Associação Industrial do Minho, no Campo d’Agonia, em Viana do Castelo. São automobilistas que os desprezam e vandalizam sem remorsos, o que a todos pertence.

Colocar um pilarete (seja de madeira, borracha, metal, cimento…) num espaço público tem como objetivo delimitar ou condicionar uma determinada área e de impedir o acesso e o estacionamento de veículos. Contudo, esta proteção serve de pouco perante a falta de respeito pelo mais elementar bom senso das pessoas e pela ineficácia das entidades competentes.

Mas não são só os espaços relvados que estão sujeitos a maus-tratos, também nesta zona (ver foto), os passeios sofrem da vergonhosa insensibilidade e impunidade de quem pouco se preocupa com o que é de todos.

Estes e outros automobilistas não deviam ter este comportamento, mas também ninguém os impede. Perto desta zona, a cerca de 100 metros (junto aos antigos Pilotos da Barra e ao edifício da Autoridade Marítima) há dezenas de lugares vagos, mas esta gente não dá meia dúzia de passos. Sempre praticavam algum exercício.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.