Avançar para o conteúdo principal

Restauro foi longe demais

Nesta Casa do século XVI, situada na Viela da Parenta, em Viana do Castelo, residiu Pêro Galego, um dos grandes mareantes de Viana do Castelo. É conhecida por Casa de Pêro Galego ou da Caravela, por ostentar uma caravela, lavrada em granito, na parede exterior da moradia.
Aparentemente, a caravela só precisava de uma “limpeza“, mas foi submetida, há não muito tempo, a um restauro (inacabado) que parece ter sido um pouco “excessivo”, e o resultado não foi o melhor.

"...Moço-fidalgo da casa real, nasceu em Viana, conjectura-se que na primeira década do século XVI, e está referenciado na História como um dos mais célebres aventureiros do reinado de D. João III. Combateu em África, ganhando fama de corajoso e valente. Regressou, depois, à sua cidade, onde residiu, no casco medieval, na actual Viela da Parenta, onde a sua casa continua a ser atracção turística. Essa habitação ostenta uma caravela, lavrada em granito, no topo da junção das duas portas, indicativo de que o seu proprietário era homem do mar. A casa ainda tem sinais estilísticos do século XVI. Impetuoso e possuído por uma premente sede de aventuras, recrutou 30 jovens vianenses e seduziu-os para o acompanharem em aventuras marítimas. Fretou, então, um barco a um armador da cidade e saiu sub-repticiamente do porto de mar, aí por Abril de 1547. Circunvagando pelos mares da redondezas, onde, às vezes, apareciam piratas do Magrebe, encontrou uma galé argelina e atacou-a a canhão. Os adversários pouco tempo resistiram e Pêro Galego e os seus homens levaram a galé para o Algarve. Os ganhos obtidos com este ataque e a facilidade com que dominaram a galé adversária, animou Pêro Galego e os companheiros que, como corsários, passaram a espalhar o terror nas costas barbarescas do Norte de África..."

(Texto retirado do livro "Viana do Castelo 75 Décadas de História 75 Figuras Notáveis", edição da Câmara Municipal de Viana).


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma...