Avançar para o conteúdo principal

Restauro foi longe demais

Nesta Casa do século XVI, situada na Viela da Parenta, em Viana do Castelo, residiu Pêro Galego, um dos grandes mareantes de Viana do Castelo. É conhecida por Casa de Pêro Galego ou da Caravela, por ostentar uma caravela, lavrada em granito, na parede exterior da moradia.
Aparentemente, a caravela só precisava de uma “limpeza“, mas foi submetida, há não muito tempo, a um restauro (inacabado) que parece ter sido um pouco “excessivo”, e o resultado não foi o melhor.

"...Moço-fidalgo da casa real, nasceu em Viana, conjectura-se que na primeira década do século XVI, e está referenciado na História como um dos mais célebres aventureiros do reinado de D. João III. Combateu em África, ganhando fama de corajoso e valente. Regressou, depois, à sua cidade, onde residiu, no casco medieval, na actual Viela da Parenta, onde a sua casa continua a ser atracção turística. Essa habitação ostenta uma caravela, lavrada em granito, no topo da junção das duas portas, indicativo de que o seu proprietário era homem do mar. A casa ainda tem sinais estilísticos do século XVI. Impetuoso e possuído por uma premente sede de aventuras, recrutou 30 jovens vianenses e seduziu-os para o acompanharem em aventuras marítimas. Fretou, então, um barco a um armador da cidade e saiu sub-repticiamente do porto de mar, aí por Abril de 1547. Circunvagando pelos mares da redondezas, onde, às vezes, apareciam piratas do Magrebe, encontrou uma galé argelina e atacou-a a canhão. Os adversários pouco tempo resistiram e Pêro Galego e os seus homens levaram a galé para o Algarve. Os ganhos obtidos com este ataque e a facilidade com que dominaram a galé adversária, animou Pêro Galego e os companheiros que, como corsários, passaram a espalhar o terror nas costas barbarescas do Norte de África..."

(Texto retirado do livro "Viana do Castelo 75 Décadas de História 75 Figuras Notáveis", edição da Câmara Municipal de Viana).


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.