Avançar para o conteúdo principal

Cria o Próximo Cartaz da Romaria d’Agonia


Estão abertas até às 17 horas do dia 30 de Abril, as candidaturas para participar no Concurso “Cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia de Viana do Castelo de 2020”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a VianaFestas e a Comissão de Festas. Este concurso tem como objetivo seleccionar um cartaz inédito e original que divulgue a Romaria da Sra. d’Agonia a nível Nacional e Internacional, que decorre de 19 a 23 de agosto.
Além de ver o seu trabalho reconhecido e divulgado publicamente, o vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de quinhentos euros.
O Regulamento do Concurso pode ser consultado AQUI.

ATUALIZAÇÃO EM 02.04.2020:
A Comissão de Festas da Romaria d’Agonia decidiu prorrogar por um mês (até às 17h00 do dia 29.05.2020) o concurso internacional para a escolha do cartaz da festa de 2020, devido à pandemia de covid-19, permitindo ainda que as propostas sejam enviadas em formato digital.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Mercado dos Descobrimentos vai passar por aqui

Mais um cantinho do centro histórico a preparar-se para receber o Mercado dos Descobrimentos (18 a 21 de junho). Porta Mexia Galvão, um local emblemático e cultural que acolhe ao longo de cada ano diversos eventos na cidade de Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo