Avançar para o conteúdo principal

Cria o Próximo Cartaz da Romaria d’Agonia


Estão abertas até às 17 horas do dia 30 de Abril, as candidaturas para participar no Concurso “Cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia de Viana do Castelo de 2020”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a VianaFestas e a Comissão de Festas. Este concurso tem como objetivo seleccionar um cartaz inédito e original que divulgue a Romaria da Sra. d’Agonia a nível Nacional e Internacional, que decorre de 19 a 23 de agosto.
Além de ver o seu trabalho reconhecido e divulgado publicamente, o vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de quinhentos euros.
O Regulamento do Concurso pode ser consultado AQUI.

ATUALIZAÇÃO EM 02.04.2020:
A Comissão de Festas da Romaria d’Agonia decidiu prorrogar por um mês (até às 17h00 do dia 29.05.2020) o concurso internacional para a escolha do cartaz da festa de 2020, devido à pandemia de covid-19, permitindo ainda que as propostas sejam enviadas em formato digital.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2026 já abriram

A participação no Desfile da Mordomia da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 requer uma inscrição prévia, de 4 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições, devem ser feitas online AQUI ,  e encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, mesmo que seja antes do dia 18 de maio. No ano passado, participaram 988 mulheres, das quais 80% representavam freguesias do concelho de Viana do Castelo, tendo sido ainda registadas inscrições provenientes de dez países sobretudo da diáspora vianense. A Romaria d’Agonia realiza-se este ano de 15 a 23 de agosto, sendo o Desfile da Mordomia no dia 19 de agosto, véspera do dia da padroeira. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

INSCRIÇÕES PARA O DESFILE DA MORDOMIA DA ROMARIA D’AGONIA 2026 COM NOVA DATA

Na sequência da suspensão do processo anterior, o processo de inscrições será totalmente reiniciado. Todas as participantes terão de se inscrever novamente de 8 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, podendo esse limite ser alcançado antes da data final. Para garantir a integridade do processo de inscrição, o sistema é reforçado com: > validação individual de cada inscrição > bloqueio de acessos automatizados > autenticação por multifatores (OTP e CDN) As normas estão disponíveis em: https://festasdagonia.com/inscricoes/ 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Música e teatro vão voltar a dar vida a secular coreto de Viana

O coreto do jardim D. Fernando (Viana do Castelo) vai ganhar uma nova vida porque a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a associação Oficina com Pinta, vão lá levar a cabo a iniciativa “À Sexta no Coreto”. Este espaço emblemático da cidade, na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00 vai receber uma programação regular que integra atuações musicais e representações de teatro amador, promovidas por grupos e artistas locais. O coreto do jardim D. Fernando, que durante muitas décadas foi um local de atração popular, juntando à sua volta muitas pessoas para ouvir a atuação de bandas filarmónicas, tem estado nos últimos anos quase silencioso. Merece uma utilização mais frequente, não só como palco musical, mas também com outras funções culturais, para voltar a ter vida e devolver a este espaço o seu papel como centro de cultura e convívio social. Este coreto metálico do século 19, inicialmente construído no jardim pú...