Avançar para o conteúdo principal

A tradição pode esperar

Hoje, sábado de Aleluia, a tradição manda que se queime o Judas na Ribeira de Viana. Mas este ano a tradição não se vai cumprir.
Na sequência das medidas de recomendação definidas para fazer face à pandemia de Covid-19, este ato de cultura popular vianense foi adiado "para momento mais oportuno".

Esta manifestação de cultura popular, vem sendo recreada por iniciativa da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela. O Judas, transportado por quatro jovens, percorre em cortejo várias artérias da cidade ao som de um grupo de bombos, até chegar ao Campo do Castelo. Recorrendo à encenação teatral, o Judas, o traidor, é suspenso numa árvore e após a leitura do testamento (um conjunto de conselhos e críticas), é enforcado e queimado, com centenas de pessoas a assistir. 

Estas imagens são da Queima do Judas na Ribeira vianense, no “longínquo” ano de 2012.






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

E outro jardim vianense...

Jardim das Tílias Proximidades da Basílica do Sagrado Coração de Jesus Monte de Santa Luzia Bom domingo! 📸  fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.