Avançar para o conteúdo principal

A terceira plataforma do projeto WindFloat Atlantic a caminho de Viana

Partiu hoje do Porto de Ferrol, em Espanha, a terceira unidade (conjunto plataforma e turbina) do projeto WindFloat Atlantic, que se irá juntar a outras duas já instaladas a 20 km da costa de Viana do Castelo.
A estrutura da plataforma - com uma altura de 30 metros e uma distância de 50 metros entre cada coluna - permite abrigar as maiores turbinas eólicas do mundo instaladas numa superfície flutuante, de 8,4 MW cada.
Quando estiver 100% operacional, o parque eólico, com seus 25 MW de capacidade instalada, será capaz de gerar energia suficiente para fornecer o equivalente a 60 mil habitantes por ano.

Esta fotografia tirada a partir do monte de Santa Luzia, mostra as duas plataformas já instaladas a 20 km da costa de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Convite a sentar…

Este Banco Gigante desafia a proporção e desperta a curiosidade. Localizado na praça do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo, parece ter sido feito para gigantes. Desperta sorrisos e é um convite para sentar, desfrutar do ambiente ao seu redor, e posar para a fotografia, para mais tarde recordar. Uma experiência divertida para miúdos e graúdos. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

O Cartaz Oficial da Romaria d'Agonia 2026 está revelado!

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo divulgou neste sábado (30), o Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2026, que teve lugar na Praça da República, em Viana do Castelo. A mordoma do cartaz já tinha sido escolhida entre vinte finalistas de concurso realizado em março: Mafalda Brandão, de 21 anos e natural da freguesia de Areosa, concelho de Viana do Castelo. E o cartaz vencedor, da autoria de Eva Evita é…👇 📸 30 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Viana já começou a celebrar o Dia Mundial da Criança

O centro histórico de Viana do Castelo transforma-se de 30 de maio a 1 de junho, no “O Bairro da Criança” e enche-se de alegria, jogos e diversão para os mais pequenos! Ao longo dos três dias, das 10h00 às 19h00, “O Bairro da Criança” vai trazer muitas atividades, brincadeiras e diversão a vários espaços da cidade, entre os quais: > Jardim da Marina > Biblioteca Municipal > Rua Mateus Barbosa > Praça do Eixo Atlântico > Centro Cultural de Viana do Castelo > Praça Marques Júnior > Praça 1.º de Maio > Rua D. Maria II > Capela das Almas > Largo de São Domingos > Jardim D. Fernando 📸 30 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Tapetes de flores dão beleza à Vila de Caminha

A Vila de Caminha, amanheceu hoje, quinta-feira, o dia em que se celebra a Festa do Corpo de Deus, com as ruas cobertas de tapetes de flores. Esta tradição muito característica desta Vila do Alto Minho, atrai todos os anos milhares de pessoas, motivadas pela beleza dos tapetes floridos e enfeitados com serrim pintado, verdes e sal. Este ano, o Município de Ponta Delgada deu também o seu contributo na elaboração dos tapetes. Depois de em anos anteriores terem sido convidados os municípios de Arraiolos e Viana do Castelo. (clique em cima da imagem para ampliá-la)