Avançar para o conteúdo principal

Neste dia...

Neste dia, em 1946, era inaugurado o novo edifício do Liceu de Viana do Castelo, projetado para nove turmas. Começou a funcionar a 16 de Outubro de 1946. Face à progressiva subida do número de alunos, foram realizadas obras sucessivas de ampliação em 1959, 1971 e 1976.
Em outubro de 2010 tiveram início no edifício grandes obras de requalificação, orçadas em 11 milhões de euros. Para além da recuperação total do interior e do exterior da escola, a empreitada englobou a construção de três blocos, nomeadamente os laboratórios, o edifício administrativo principal e o pavilhão desportivo. Com esta ampliação, ganhou quase o dobro do espaço.
O Liceu de Viana do Castelo é atualmente designado Escola Secundária de Santa Maria Maior.

Fotografia do Liceu de Viana do Castelo na década 60 do século passado

Comentários

  1. Milhares de pessoas (antigos professores, funcionários e ex alunos) sentem mágoa quando vêem esta fotografia. O que se fez recentemente é absolutamente indigno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gastaram 11 milhões para descaracterizar a entrada principal. Será que o iluminado do projectista em 2010 se enganou e pensou que estava a projectar um novo estabelecimento prisional?! Fica perto...

      Eliminar
    2. Sabe meu caro, quando se junta um arquiteto sem escrúpulos e com uns trocados para ganhar rapidamente, uma comunidade resignada aos que lhes é apresentado sem saber que há alternativas, e uma câmara inculta e cobarde porque forte apenas com os fracos, o resultado é uma desgraça.
      Até 2010, a entrada da escola era um espaço magnífico. Era protegido, mas ultrapassava grades com o olhar. Era de traçado simples, como aliás, de toda a cidade. Ao mesmo tempo dotado de uma generosidade arquitetónica implícita. Dava para tudo, desde aulas cá fora, a oficinas, a recreio e namoricos escondidos.
      Quem lá estuda e trabalha tem agora no seu núcleo um espaço obstrutivo, psicótico, para ninguém, rotulado com algum rebuscamento de "pátio central".
      Pois não houve NINGUÉM com responsabilidade e licenciatura que tivesse coragem para dizer que aquilo era um embuste miserável para se construir mais sem ser preciso.
      Toda aquela intervenção é esconsa, enviesada, forçada, formatada e tacanha. Oposta ao que deveria ser um espaço público exemplar e muito menos uma escola secundária.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.