Avançar para o conteúdo principal

Tribunal dá luz verde a despejo e demolição do prédio Coutinho


O Tribunal Central Administrativo Norte negou provimento ao recurso movido pelos últimos moradores do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, que contestava uma decisão anterior que deu luz verde à VianaPolis para desalojar, esvaziar e demolir o edifício.
"Os juízes da secção administrativa do Tribunal Central Administrativo Norte, acordam em negar provimento ao presente recurso jurisdicional pelo que mantém a decisão recorrida", lê-se no acórdão datado do dia 17 e hoje consultado pela agência Lusa.
Em causa está uma sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto de 29 de abril de 2019, que julgou totalmente improcedente a providência cautelar intentada pelos moradores para travar a ação de despejo e demolição e que o Tribunal Central Administrativo Norte vem agora confirmar.
Contactada pela agência Lusa, fonte da VianaPolis disse que "a sociedade tomou conhecimento de mais uma decisão favorável, adiantando estar apenas a aguardar pelo desfecho da providência cautelar que os moradores interpuseram junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, para tomar posse efetiva do que é seu, do que é público".
A contestação à habilitação de herdeiros da mulher de um dos moradores no prédio Coutinho, que morreu durante a tentativa de despejo, em junho de 2019, está a atrasar o desfecho dessa providência cautelar.
A VianaPolis iniciou, em junho do ano passado, o despejo "de seis frações" do edifício , mas os últimos moradores recusaram sair e, em julho, o mesmo tribunal aceitou uma nova providência cautelar que suspendeu os despejos e a desconstrução do edifício.
O edifício Jardim, localmente conhecido como prédio Coutinho, tem desconstrução prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis, mas a batalha judicial iniciada desde então pelos moradores tem vindo a travar o processo.
O projeto, iniciado quando era António Guterres primeiro-ministro e José Sócrates ministro do Ambiente, prevê para o local hoje ocupado pelo prédio, no centro da cidade, a construção do novo mercado municipal.

Notícia da Lusa de 2020.04.30

Pode consultar o acórdão datado de 2020.04.17, AQUI.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Tapete floral de Ponteareas dá outro colorido à Praça da República

A confeção de um tapete de flores na Praça da República, trouxe este sábado a Viana do Castelo um pouco das festas do Corpo de Deus da localidade de Ponteareas, na província de Pontevedra (Galiza). Em Ponteareas, as festas do Corpo de Deus são um evento de grande importância e tradição, marcadas por espetaculares tapetes florais que se preparam para a solene procissão que se realiza no domingo, 22 junho 2025. O tapete de flores foi criado por elementos da “Asociación de Alfombristas do Corpus Christi de Ponteareas”, que aproveitou para divulgar aquela localidade galega e as suas festas do Corpo de Deus. 📸 7 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Romaria d’Agonia 2025: Cartaz já foi apresentado

Este é o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025. A apresentação decorreu na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, na manhã deste sábado, 31 de maio. Autor - Fotografia : Ricardo Sousa  Designer: Ricardo Ferreira  Mordoma: Bruna Torres

Sem comentários…

Aspeto exterior de um estabelecimento de restauração aberto ao público, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo. 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Hoje há marcha e bailarico no Largo Maestro José Pedro

São várias as iniciativas que decorrem em Viana do Castelo no âmbito das XXXII JORNADAS DE ARTE POPULAR organizadas pela União das Freguesias de Viana do Castelo (Sta. Maria Maior e Monserrate) e Meadela, de 31 de maio a 26 de julho de 2025. Nesta segunda-feira, 9 de junho (véspera de feriado) pelas 21:30 horas, no Largo Maestro José Pedro há bailarico pelo grupo TRIO LM e apresentação e atuação da Marcha Popular da Ribeira. A entrada é livre. 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo