Avançar para o conteúdo principal

Conheça a lotação máxima das praias de Viana para a época balnear 2020

Praia de Paçô, Carreço (Viana do Castelo)

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já definiu quantas pessoas podem estar nas praias do concelho de Viana do Castelo. As restrições colocam-se devido à pandemia de Covid-19, pelo que importa garantir a distância de segurança entre as pessoas, o que leva a reduzir a capacidade de ocupação do areal de cada praia.
No concelho de Viana do Castelo, a praia com maior lotação, é a praia da Arda/Bico, com uma capacidade de 1.400 utentes. Seguem-se a Praia de Afife com 900 pessoas, a Praia de Paçô/Carreço igualmente com uma lotação de 900 utentes, a Praia do Cabedelo que pode aceitar 800 banhistas, a Praia do Cabedelo/Luziamar igualmente com 800 banhistas, a Praia de Carreço e a Praia Norte que servirão 600 banhistas cada, as Praias Amorosa-Chafé e Amorosa-Chafé Sul com uma lotação de 400 utentes cada uma e a Praia Pedra Alta (Castelo do Neiva) que pode aceitar 200 banhistas.
A informação sobre o estado de ocupação das praias pode ser consultada em tempo real, através da aplicação InfoPraia na página internet da APA, ver AQUI.

Mas há outras medidas de prevenção que não podem ser esquecidas:
- Distanciamento físico de 1,5m entre utentes (que não façam parte do mesmo grupo)
- Afastamento de 3m entre chapéus de sol
- Interditas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas (exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares).

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.