Avançar para o conteúdo principal

Há muito, muito tempo…

Em Viana do Castelo, na Praça da Liberdade, as lajes de granito do pavimento escondem um jogo de água com quarenta repuxos, tantos quanto o número de freguesias do concelho (agora são menos, com a fusão de algumas).
Há anos que se encontra desligado. Quando funcionava dava uma imagem mais fresca ao local, principalmente nos dias de maior calor.
Era bom que voltasse a ser ligado, nem que fosse periodicamente. Além de ser mais um atrativo, dava um visual mais bonito àquela Praça.

Já em 31.01.2019, numa reunião da Câmara, a uma pergunta sobre este assunto feita por uma pessoa presente, o Presidente informou que “os repuxos da Praça da Liberdade foram desligados pelo facto de se ter detetado uma fuga de água a nível do tanque subterrâneo estando a ser estudado o melhor processo de reparação”.

Até hoje, continua o problema por resolver.

Estas são algumas fotografias da Praça da Liberdade, numa altura em que o jogo de água ainda funcionava.






MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...