Avançar para o conteúdo principal

Neste dia...

Os ENVC em maio de 2010

Neste dia, em 1944, foram fundados os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). O Senhor dos Mareantes foi o primeiro navio construído, entregue em 1948 e destinado à pesca do bacalhau.
Desde o início que foram a empresa que mais postos de trabalho garantia na região. Chegou a empregar 2000 trabalhadores em 1984. Quando fechou portas, a empresa pública empregava cerca de 609 trabalhadores. Desde que iniciou a sua atividade construíram mais de 220 navios de vários tipos.
Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram nacionalizados em 1975. O maior estaleiro de construção naval português, foi extinto em março de 2018.

Desde 2013, que os estaleiros navais da WestSea são a empresa subconcessionária dos terrenos e infraestruturas dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo – ENVC.

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela Marina de Viana do Castelo

Há três veleiros atracados na Marina de Viana do Castelo, que atraem o olhar de quem passa. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Desleixo e falta de civismo no Castelo de Santiago da Barra

A ausência de limpeza nesta guarita do Castelo de Santiago da Barra, deixa uma imagem negativa de Viana do Castelo a quem nos visita. O Castelo de Santiago da Barra foi cedido pelo Estado em 1983 à extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), sendo atualmente a sede do organismo que sucedeu à RTAM, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que gere a promoção turística de 86 municípios. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Apaixonados das Harley Davidson convivem em Viana do Castelo

Grupo de “motards” apaixonados pela mítica marca norte-americana de motas Harley Davidson, despertam curiosidade na sua passagem por Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo