Avançar para o conteúdo principal

Reabertura do Navio Museu Gil Eannes



Construído nos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em 1955, com tecnologia avançada para a época, assistiu durante vários anos os pescadores do bacalhau nas geladas águas da Terra Nova e Gronelândia. Tornou-se museu há 22 anos, transformando-se num ícone da cidade de Viana do Castelo.
Devido à pandemia COVID-19, o navio museu Gil Eannes esteve encerrado cerca de três meses. Reabriu no passado dia 2 de junho, com novas regras de segurança, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e luvas de proteção, e limitando a quarenta e cinco o número máximo de pessoas a circular em simultâneo. Desde a data da reabertura já recebeu 709 visitas. Desde que foi recuperado e transformado em museu já foi visitado por cerca de 1.045.000 pessoas.

Encerra: Segunda-feira e dias 24, 25, 31 dezembro e 1 de janeiro.
Horário de visitas: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h30
Preços de entrada: Individual, 4,5€; Familiar (2 adultos acompanhados até 4 crianças menores de 16 anos), 10 € e Crianças com idade até aos 6 anos (aplicado em contexto familiar e não em visitas institucionais) Grátis.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo