Avançar para o conteúdo principal

Comboio elétrico chegou a Viana há um ano

Foi no dia 15 de julho de 2019, que o primeiro comboio elétrico chegou à Estação Ferroviária de Viana do Castelo.
Esta viagem inaugural assinalou a entrada em serviço da circulação elétrica no troço entre Nine (V. N. Famalicão) e Viana do Castelo, numa extensão total de 44 quilómetros. A obra de eletrificação deste troço, na Linha do Minho, resultou num investimento de cerca de 16 milhões de euros.
Esta empreitada insere-se no âmbito do projeto para a modernização da Linha do Minho, que contempla a Eletrificação entre Nine e Valença (Fronteira).
Com a conclusão desta empreitada serão atingidos um conjunto de objetivos dos quais se destacam a redução do tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica e da eliminação do transbordo em Nine, o aumento da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 m, e o aumento da capacidade de 15 comboios de 300 m por dia para 20 comboios de 750 m.




MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Um ano depois, o gradeamento continua por arranjar

A 1 de fevereiro de 2024, um automóvel despistou-se e caiu da ponte Eiffel de Viana do Castelo, derrubando o gradeamento. O gradeamento continua ainda por arranjar. Solução provisória já dura há doze meses. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Caos de cabos de energia e comunicações

Ao caminhar pelas ruas da cidade de Viana do Castelo, não é difícil encontrar fachadas de edifícios com uma imensidão de cabos elétricos e de telecomunicações colocados de forma desordenada e pendurados entre prédios. Não haverá maneira de pressionar as operadoras a arranjarem melhores soluções quando instalam os cabos? Não deveriam ser obrigadas a retirar os cabos “mortos”, e transferir para o subsolo os que ainda estão ativos, preservando fachadas e a imagem da cidade? É preciso limpar estas manchas da paisagem e valorizar o património. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Os Parques de Estacionamento Grátis, mais Baratos e mais Caros de Viana

Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA:  O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.