Monumento Natural do Alcantilado de Montedor

Na freguesia de Carreço (Viana do Castelo), o Alcantilado de Montedor possui uma paisagem costeira com extensas áreas de urzes e tojais intercaladas com os afloramentos rochosos, que dão vida e cor ao local, principalmente na Primavera.
No entanto, este património natural encontra-se ameaçado devido à presença e expansão de espécies invasoras, nomeadamente a acácia, dando origem à perda de área de Urzal e Tojal, o que coloca em causa a sua permanência futura, se nada se fizer urgentemente.
A boa notícia é que o Monumento Natural do Alcantilado de Montedor está incluído no Programa de Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho de Viana do Castelo, cuja empreitada teve início no passado dia 1 de julho, e que irá permitir a recuperação ecológica dos primeiros 5 monumentos naturais dos 13 que o Município pretende intervencionar.

Algumas fotografias atuais da paisagem de Montedor constituída por Urze e Tojo e, infelizmente, por outras espécies invasoras que ameaçam a sobrevivência de plantas nativas.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Finalmente

Afife, a única praia ZERO POLUIÇÃO no concelho de Viana

Quarenta e seis propostas concorrem ao prémio de melhor cartaz para a Romaria d’Agonia 2021