Avançar para o conteúdo principal

Viana vai acolher centro pioneiro de energia das ondas


Com um plano de investimento de 16 milhões de euros, a CorPower está a estabelecer um centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Serviços para Conversores de Energia das Ondas em Viana do Castelo.

Está escolhido o local para apoiar o projecto de demonstração emblemático da CorPower, HiWave-5, e para o desenvolvimento a longo prazo da capacidade de fornecimento e serviços dos parques de energia das ondas. Vários factores contribuíram para a eleição de Viana do Castelo para este investimento: um sólido conjunto de engenheiros de sectores adjacentes, tais como eólicas marítimas, fabrico de compósitos e estaleiros navais, universidades de alto nível e infra-estrutura industrial, incluindo portos e ligação à rede, permite um alargamento eficaz das operações na região.

Portugal apresenta ainda um ambiente ideal para o HiWave-5 devido aos activos naturais e à consciência ambiental. O trabalho da CorPower complementa fortemente a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, concebida para criar um cluster de exportação industrial competitivo e inovador para as energias renováveis oceânicas. Recentemente, a operadora de rede REN instalou um novo cabo offshore ao serviço de eólicas flutuantes, e existe um interesse comercial significativo por parte de empresas de serviços públicos e promotores de projectos para o desenvolvimento do projecto de ondas da próxima geração.

«Esta é uma etapa crucial na nossa busca pelo desenvolvimento de uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) de alta eficiência», afirma Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean. «O objectivo da CorPower é introduzir com sucesso no mercado produtos WEC certificados e com garantia até 2024, tornando a energia das ondas uma tecnologia viável e capaz de atrair financiamento para projectos de fontes renováveis convencionais».

«A energia das ondas pode desempenhar um papel fundamental na transição de Portugal para um país 100% de energia renovável, oferecendo uma plataforma para impulsionar as exportações portuguesas e as oportunidades de investimento a longo prazo para as cadeias de abastecimento locais. O programa HiWave- 5 é reconhecido como sendo um dos esforços mais ambiciosos em energia oceânica. Está previsto que a chegada do HiWave-5 cimente a reputação de Portugal como um líder mundial em energia renovável, com investimentos significativos em pessoal, tecnologia e instalações».

A CorPower e a Autoridade Portuária APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. - chegaram a um acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo. Proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial.

«Este projecto está em linha com os objectivos de sustentabilidade europeus e é um passo considerável para a descarbonização e a implementação em grande escala de energia limpa. Pretendemos servir de exemplo para outros portos europeus, no que diz respeito à utilização das infra-estruturas existentes para fins semelhantes», afirmou um porta-voz do Conselho da APDL.

Patrik Möller acrescentou que a CorPower irá igualmente contribuir para o cluster local de tecnologia marinha e as cadeias de valor relacionadas com o mar. «A chegada da CorPower Ocean Portugal Lda. fornece uma base para aumentar as exportações e atrair investimentos internos para a região», afirmou. «Encontram-se planeados cerca de quinze trabalhos de engenharia altamente qualificados para os próximos três anos, abrangendo desenho e fabrico de compósitos, bem como operações mecânicas, eléctricas, de controlo e marítimas». 

Comentários

  1. Vianenses, isto é uma vigarice.
    Aproveito para desejar uma boa semana a todos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.