Avançar para o conteúdo principal

Viana vai acolher centro pioneiro de energia das ondas


Com um plano de investimento de 16 milhões de euros, a CorPower está a estabelecer um centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Serviços para Conversores de Energia das Ondas em Viana do Castelo.

Está escolhido o local para apoiar o projecto de demonstração emblemático da CorPower, HiWave-5, e para o desenvolvimento a longo prazo da capacidade de fornecimento e serviços dos parques de energia das ondas. Vários factores contribuíram para a eleição de Viana do Castelo para este investimento: um sólido conjunto de engenheiros de sectores adjacentes, tais como eólicas marítimas, fabrico de compósitos e estaleiros navais, universidades de alto nível e infra-estrutura industrial, incluindo portos e ligação à rede, permite um alargamento eficaz das operações na região.

Portugal apresenta ainda um ambiente ideal para o HiWave-5 devido aos activos naturais e à consciência ambiental. O trabalho da CorPower complementa fortemente a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, concebida para criar um cluster de exportação industrial competitivo e inovador para as energias renováveis oceânicas. Recentemente, a operadora de rede REN instalou um novo cabo offshore ao serviço de eólicas flutuantes, e existe um interesse comercial significativo por parte de empresas de serviços públicos e promotores de projectos para o desenvolvimento do projecto de ondas da próxima geração.

«Esta é uma etapa crucial na nossa busca pelo desenvolvimento de uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) de alta eficiência», afirma Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean. «O objectivo da CorPower é introduzir com sucesso no mercado produtos WEC certificados e com garantia até 2024, tornando a energia das ondas uma tecnologia viável e capaz de atrair financiamento para projectos de fontes renováveis convencionais».

«A energia das ondas pode desempenhar um papel fundamental na transição de Portugal para um país 100% de energia renovável, oferecendo uma plataforma para impulsionar as exportações portuguesas e as oportunidades de investimento a longo prazo para as cadeias de abastecimento locais. O programa HiWave- 5 é reconhecido como sendo um dos esforços mais ambiciosos em energia oceânica. Está previsto que a chegada do HiWave-5 cimente a reputação de Portugal como um líder mundial em energia renovável, com investimentos significativos em pessoal, tecnologia e instalações».

A CorPower e a Autoridade Portuária APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. - chegaram a um acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo. Proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial.

«Este projecto está em linha com os objectivos de sustentabilidade europeus e é um passo considerável para a descarbonização e a implementação em grande escala de energia limpa. Pretendemos servir de exemplo para outros portos europeus, no que diz respeito à utilização das infra-estruturas existentes para fins semelhantes», afirmou um porta-voz do Conselho da APDL.

Patrik Möller acrescentou que a CorPower irá igualmente contribuir para o cluster local de tecnologia marinha e as cadeias de valor relacionadas com o mar. «A chegada da CorPower Ocean Portugal Lda. fornece uma base para aumentar as exportações e atrair investimentos internos para a região», afirmou. «Encontram-se planeados cerca de quinze trabalhos de engenharia altamente qualificados para os próximos três anos, abrangendo desenho e fabrico de compósitos, bem como operações mecânicas, eléctricas, de controlo e marítimas». 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Triste cenário…

Quem visita ou frequenta esta zona da margem direita do rio Lima desde o Parque de Estacionamento do Gil Eannes até à foz, constata que a imagem é degradante: Abandono, degradação do espaço público e lixo. > Artes de pesca e embarcações abandonadas, que são lixo; > Lixo espalhado por todo o lado; > Vegetação alta por cortar; > Atrelados abandonados; > Parque de estacionamento desordenado, com os postes que não estão sinalizados; > Uma área que é a alternativa a Roulottes que fazem o seu parque de estacionamento principalmente ao fim de semana, sem condições nenhumas, um parque selvagem. Esta área poderia ser mais uma das alternativas do estacionamento da cidade, devidamente organizado; > E muito mais, como se pode verificar pelas fotografias abaixo. Esta área portuária é da responsabilidade da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, mas a cidade não pode ficar indiferente à sua degradação e abandono. Viana do Castelo vai mais uma vez receber ...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.