Avançar para o conteúdo principal

Viana vai acolher centro pioneiro de energia das ondas


Com um plano de investimento de 16 milhões de euros, a CorPower está a estabelecer um centro de Investigação e Desenvolvimento, Fabrico e Serviços para Conversores de Energia das Ondas em Viana do Castelo.

Está escolhido o local para apoiar o projecto de demonstração emblemático da CorPower, HiWave-5, e para o desenvolvimento a longo prazo da capacidade de fornecimento e serviços dos parques de energia das ondas. Vários factores contribuíram para a eleição de Viana do Castelo para este investimento: um sólido conjunto de engenheiros de sectores adjacentes, tais como eólicas marítimas, fabrico de compósitos e estaleiros navais, universidades de alto nível e infra-estrutura industrial, incluindo portos e ligação à rede, permite um alargamento eficaz das operações na região.

Portugal apresenta ainda um ambiente ideal para o HiWave-5 devido aos activos naturais e à consciência ambiental. O trabalho da CorPower complementa fortemente a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, concebida para criar um cluster de exportação industrial competitivo e inovador para as energias renováveis oceânicas. Recentemente, a operadora de rede REN instalou um novo cabo offshore ao serviço de eólicas flutuantes, e existe um interesse comercial significativo por parte de empresas de serviços públicos e promotores de projectos para o desenvolvimento do projecto de ondas da próxima geração.

«Esta é uma etapa crucial na nossa busca pelo desenvolvimento de uma nova classe de Conversores de Energia das Ondas (WEC - Wave Energy Converters) de alta eficiência», afirma Patrik Möller, CEO da CorPower Ocean. «O objectivo da CorPower é introduzir com sucesso no mercado produtos WEC certificados e com garantia até 2024, tornando a energia das ondas uma tecnologia viável e capaz de atrair financiamento para projectos de fontes renováveis convencionais».

«A energia das ondas pode desempenhar um papel fundamental na transição de Portugal para um país 100% de energia renovável, oferecendo uma plataforma para impulsionar as exportações portuguesas e as oportunidades de investimento a longo prazo para as cadeias de abastecimento locais. O programa HiWave- 5 é reconhecido como sendo um dos esforços mais ambiciosos em energia oceânica. Está previsto que a chegada do HiWave-5 cimente a reputação de Portugal como um líder mundial em energia renovável, com investimentos significativos em pessoal, tecnologia e instalações».

A CorPower e a Autoridade Portuária APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. - chegaram a um acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo. Proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial.

«Este projecto está em linha com os objectivos de sustentabilidade europeus e é um passo considerável para a descarbonização e a implementação em grande escala de energia limpa. Pretendemos servir de exemplo para outros portos europeus, no que diz respeito à utilização das infra-estruturas existentes para fins semelhantes», afirmou um porta-voz do Conselho da APDL.

Patrik Möller acrescentou que a CorPower irá igualmente contribuir para o cluster local de tecnologia marinha e as cadeias de valor relacionadas com o mar. «A chegada da CorPower Ocean Portugal Lda. fornece uma base para aumentar as exportações e atrair investimentos internos para a região», afirmou. «Encontram-se planeados cerca de quinze trabalhos de engenharia altamente qualificados para os próximos três anos, abrangendo desenho e fabrico de compósitos, bem como operações mecânicas, eléctricas, de controlo e marítimas». 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma...