Avançar para o conteúdo principal

Exposição “Tapetes Floridos” e “Manta de Retalhos”


A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo (ARPVC) pretendeu dar o seu contributo para se “Sentir as Festas da Senhora d’Agonia”. 

Como é do conhecimento de todos, este ano não se vão realizar as Festas da Senhora d’Agonia. A ARPVC não podia ficar indiferente e propôs-se realizar uma exposição sobre os “Tapetes Floridos”, é um tema muito marcante para gentes da Ribeira. 

Os “Tapetes Floridos” são um número inquestionável das Festas e para as gentes da Ribeira é a grande demonstração de Fé que os pescadores dedicam à sua Padroeira.

A Procissão ao Mar é um momento emocionante e a feitura dos “Tapetes Floridos” são a prova da grande devoção que os Pescadores têm pela Senhora d’Agonia.

A “Manta de Retalhos” foi um desafio que os animadores e a direção da ARPVC fizeram aos seus utentes, o resultado é fantástico, é a mostra de uma grande demonstração de criatividade, sobre um tema que lhes é muito querido, que são as Festas da Senhora d’Agonia.

Vamos “Sentir as Festas”

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Mundial de Pesca entra na fase decisiva amanhã em Viana do Castelo

Decorreu hoje, 16 de outubro, o segundo dia de prova do III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia - Mar, que está a decorrer na margem direita do rio Lima, em Viana do Castelo. Amanhã, 17 de outubro, dia de encerramento, terá lugar a 3ª e última prova da competição, com a seguinte programação: 09h30 > Distribuição dos Iscos e Engodos 11h30 – 15h30 > 3ª e Última Prova 19h00 > Cerimónia de Entrega de Prémios 20h00 > Banquete de Encerramento Consulte a classificação geral coletiva e individual dos dez primeiros classificados, após duas provas realizadas👇 📸 16 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já se treina para o Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia em Viana do Castelo

De 14 a 17 de outubro, as margens do rio Lima, em Viana do Castelo, vão acolher o III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia. São esperados neste evento cerca de 100 atletas, integrados em 15 equipas de 6 países. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo