Avançar para o conteúdo principal

O desafio está lançado

 É já esta semana (entre os dias 19 e 23) que decorre a Romaria d'Agonia 2020. Em tempo de pandemia, Viana do Castelo não vai viver na rua a Festa Maior da cidade, que será celebrada em formato digital, através de um sítio oficial na Internet, nas redes sociais e também através da rádio e da televisão.

O Desfile da Mordomia, o Cortejo Histórico/Etnográfico, o desfile Vamos para o Festival ou a Festa do Traje, que movimentam sempre centenas de mulheres envergando os trajes tradicionais vianenses, são números emblemáticos que não vamos poder ver.

Para mostrar que nestes cinco dias há festa na cidade, Alberto Rego, presidente da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), desafia as mulheres Vianesas a vestirem os seus próprios trajes tradicionais sempre que venham à cidade durante os dias da Romaria.





Comentários

  1. A Cristina Ferreira foi tao criticada pelo uso das vestes ,que tao cedo ,nao vao trajar o fato de noiva a Moda do Minho .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.