O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo abre no Dia Mundial do Ambiente, a 05 de junho, após 13 anos de sucessivos adiamentos, disse hoje o vereador do ambiente da autarquia. Ricardo Carvalhido, que respondia à interpelação da vereadora da CDU, Cláudia Marinho, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, explicou que o parque esteve para abrir na mesma data de 2020, mas a "imprevisibilidade" da pandemia de covid-19 impediu esse objetivo. "Este ano, estamos a prever para essa altura a retomada de alguma normalidade após esta crise sanitária que se abateu sobre todos", referiu. O vereador do Ambiente adiantou que "estão a ser ultimadas as questões relacionadas com a segurança, da sinalética e do plano de atividades que vai ser disponibilizado ao público, nomeadamente, aos fins de semana", sendo que "durante a semana a oferta será proporcionada, essencialmente, por meios próprios da Câmara". Ricardo Carvalhido adiantou que o ú
Nos dias de Romaria d’Agonia, é com orgulho que centenas de mulheres se apresentam vestidas com o tradicional traje de Viana do Castelo, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Festa do Traje ou no Cortejo Etnográfico. Em todas elas, o ouro pelo peito é "obrigatório", variando apenas a quantidade. Normalmente entre 100 gramas e 2,5 quilogramas. Há mulheres que chegam a levar ao peito mais de cinco quilogramas de ouro. Não é por acaso, que ao Desfile da Mordomia é atribuído o título de "maior montra de ouro ao ar livre". Na fotografia mais antiga, as duas mulheres ostentam ao peito bem mais que cinco quilos de ouro. Nos tempos mais recentes parecem ser mais comedidas.
A 27 de fevereiro de 2010, o mau tempo que se fez sentir em Viana do Castelo provocou danos em duas tílias (com 25 metros de altura e mais de 100 anos, classificadas como “Árvore de Interesse Público”) existentes no cemitério Municipal, que levaram a Câmara a decidir-se pelo abate, no sentido de proteger as pessoas e bens. Foi com enorme tristeza que a população da cidade viu desaparecer as tílias que durante muitos anos atraíram admiração pelo seu porte, beleza e idade.
Estão a decorrer os trabalhos de reabilitação do espaço público da Rua da Bandeira e da Rua Nova de São Bento, num investimento de 952.487,45 euros, com financiamento a 85% do Programa Operacional Norte 2020. A obra, iniciada em setembro de 2020, tem um prazo previsto de execução de 9 meses. Estas artérias estão a ser alvo de uma intervenção muito profunda, desde logo com a renovação das infraestruturas de águas pluviais e residuais, abastecimento de água, redes de águas, instalações elétricas e de comunicações, e ainda requalificação dos pavimentos, assim como dos passeios, colocação de mobiliário urbano e iluminação pública. Na imagem, parte da reabilitação da Rua Nova de São Bento que está mais avançada.
Comentários
Publicar um comentário