Avançar para o conteúdo principal

Fonte dos Mouros. Mais de um ano depois, recuperação à vista

Em abril de 2019, a Fonte dos Mouros, em Viana do Castelo, ficou parcialmente destruída devido ao embate de uma viatura que se despistou. Foi preciso esperar 16 meses para que finalmente se procedesse à sua reabilitação, como mostram as imagens (4 de setembro 2020).

A “Fonte dos Mouros” foi mandada construir no ano de 1896, sensivelmente a meio da estrada de acesso ao monte de Santa Luzia, onde se situa o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Em 5 de junho de 2020, aqui no Blogue/Facebook Olhar Viana do Castelo, com o título “Fonte dos Mouros já conheceu melhores dias”, chamava-se a atenção para a demora na recuperação desta fonte bem conhecida dos vianenses.




Comentários

  1. Bravo! (Entretanto, há 50 anos atrás, já houve quem conseguisse ir à lua.)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Andando pela cidade…

Rua do Tourinho, centro histórico de Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

A primeira Matriz de Viana está a ser reabilitada

Foi a primeira Matriz de Viana, até à construção da actual Sé Catedral dentro do perímetro muralhado em meados do século XV. A estrutura primitiva remonta ao século XIlI, tendo sido reedificada e acrescentada em 1719. Conhecida tradicionalmente por Matriz Velha, passou a chamar-se Igreja das Almas pelo facto de o seu adro ter sido local de enterramento desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX. Fotos: a Igreja das Almas na atualidade e noutros tempos

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Passadiços flutuantes na antiga doca comercial

Na antiga doca comercial de Viana do Castelo estão a ser colocados passadiços flutuantes e respetiva rampa de acesso, para servirem de apoio a embarcações. Refira-se que está prevista há muitos anos, a reconversão desta antiga doca comercial numa marina Atlântica para atracação de embarcações de maior dimensão, até quatro metros de calado.