Avançar para o conteúdo principal

Ponte Móvel de Viana novamente avariada


A ponte móvel pedonal que faz a ligação entre o complexo da marina e as docas de recreio de Viana do Castelo, encontra-se (mais uma vez) inoperacional há vários meses, inviabilizando a passagem de peões e bicicletas.
Esta ponte móvel, inaugurada em 2007, foi concebida para garantir a continuidade do trajeto da ciclovia ribeirinha da cidade e a passagem de peões. Representou um investimento da VianaPolis de 1,2 milhões de euros. Em 2013 foi cedida à APVC, atual APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A., entidade responsável pela gestão portuária e das marinas da cidade.

Comentários

  1. Esse objeto nunca deveria ter existido. Não passa de uma vaidosice que a curto prazo terá de ser desmontado.

    ResponderEliminar
  2. Vai acontecer como o submarino, o arranjo era superior ao custo inicial .
    Depois só resta a sucata ,como aconteceu ao navio Gil Eanes .

    ResponderEliminar
  3. Como era bonito o meu elevador e agora resta a sucata.27 outubro, 2020 08:40

    Sugiro que se faça um Museu da Sucata . Os primeiros elevadores fizeram milhares de percursos abaixo e acima . Foram o registo de viagens ao cimo do Monte onde se realizaram muitos piqueniques e magusto de estudantes , passeios de muitas famílias Vianenses. Encontram -se em abandono total e a apodrecer no meios das árvores.

    ResponderEliminar
  4. António SA / MARRA27 outubro, 2020 09:57

    Não sei ,onde foram desencantar o recheio do barco do Gil Eanes , quando chegou a Viana só trazia um monte de lata (Carcaça ) ferrugento sem mais nada. O resto tinha desaparecido há longos anos .
    Num Museu em Ílhavo , dedicado à pesca e armadores da Pesca do Bacalhau julgo que até tem peças do referido barco ( recheio ). Um Museu importante onde faz referências a um momento da nossa história em especial Viana . Faço questão em dizer ,que se alguém passar por essas bandas não perca a oportunidade de o visitar ,não vai arrepender-se de tal visita . O referido recheio (parte ) no momento em que o barco foi para a sucata muitas coisas foram vendidas, e alguém entendeu que era espólio a preservar .Ainda bem !
    Em Viana ainda nem se falava em tal coisa . O que é engraçado é que logo arranjaram o recheio da noite para o dia !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Já pouco resta…

Viana do Castelo, 16 de maio de 2022. Já pouco resta do Edifício Jardim, mais conhecido por Prédio Coutinho.

Cartaz da Romaria d’Agonia 2022 com 60 propostas a concurso

Sessenta trabalhos concorrem ao prémio de melhor cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de Viana do Castelo de 2022. O vencedor, para além de ver o seu trabalho utilizado para a divulgação pública da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2022 a nível Nacional e Internacional, será contemplado com um prémio monetário no valor de 750,00€.  O resultado do concurso vai ser conhecido no dia 26 de maio. A Romaria d’Agonia deste ano vai realizar-se em Viana do Castelo de 17 a 21 de agosto. (Na imagem são mostrados os cinco últimos cartazes vencedores, 2017 a 2021)

Rio Lima foi cenário para canoagem

Num cenário tranquilo, acompanhado pela centenária Ponte Eiffel, as águas calmas do rio Lima, em Viana do Castelo, foram tomadas no passado fim de semana por dezenas de alunos que coloriram o local com as suas canoas, para disputarem mais uma edição dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, na modalidade de Canoagem. Os mais de 1000 alunos e cerca de 200 professores, participantes nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, estiveram em Viana do Castelo e Caminha, onde decorreram, de 19 a 22 de maio, as competições nas modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol.

Exposição “O Traje à Vianesa - produto certificado”

Pela variedade, beleza, cores e riqueza artística, o traje à “Vianesa” tem características únicas que o tornam inconfundível em qualquer parte do mundo. É esta grande variedade de trajes, cores e ornamentos que constituem a herança de um passado distante e que são a expressão da cultura popular vianense. Toda da a beleza do traje à “Vianesa” pode ser admirada na exposição “Traje à Vianesa – Produto Certificado”, no Museu do Traje da cidade de Viana do Castelo.