Avançar para o conteúdo principal

Património a precisar de mais atenção

É preciso olhar para este património situado em Carreço (Viana do Castelo). Há muito que são necessárias obras de recuperação.

FORTE DE PAÇÔ 
Forte marítimo de pequenas dimensões, construído entre finais do século XVII e princípio do século XVIII, em local estratégico para a defesa da linha de costa. O seu desenho é similar ao projeto do Forte da Vinha/Castelo Velho (Areosa) e ao do Forte do Cão (Lagarteira, Vila Praia de Âncora). Encontra-se classificado desde 1967 como Imóvel de Interesse Público.




Comentários

  1. Mais importante é dar atençáo á Igreja de S. BENTO ,que precisa de obras urgentes .
    Tornar o espaço digno , com condiçoes ,para estar aberto às pessoas com segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao lado da Igreja de São Bento foi construído um prédio de desenho inqualíficável. Para que serve a DRCN? Ou esse coitados não sabem da missa que se passa nesta terra a metade?

      Eliminar
    2. As instituições não funcionam .

      Eliminar
  2. O que aqui se torna necessário é que a ruina se não deteriore, limpando as plantas que tendem a invadir a estrutura e fixando uma ou outra pedra que os elementos movam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os monumentos em Viana precisam de cuidados .
      Há uns mais importantes que outros .
      Se for á Igreja de Sto António ,até é de bradar aos céus ,por detrás da janela central,por cima da porta de entrada vê- se ervas a crescer ,no seu interior.
      Isto é o que está á vista ,porque dentro deve ser uma floresta, de ervas e roedores.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Projeto alemão de energia eólica offshore previsto para Viana “chumbado” pelo governo

A BayWa, gigante alemã das energias renováveis, tinha apresentado ao governo português um projeto de cerca de 2,5 mil milhões de euros de investimento, na instalação de um parque eólico flutuante com 30 turbinas, com uma capacidade instalada de até 600 megawatts (MW), ao largo de Viana do Castelo (na Zona Piloto onde já se encontram instaladas as três turbinas que constituem o parque eólico offshore WindFloat Atlantic). O Governo diz que o projeto só é viável noutra área marítima dedicada às renováveis, ainda por definir.

Meia Maratona Manuela Machado | Os vencedores

Correu-se hoje, 22 de Janeiro, a 24ª edição da Meia Maratona Manuela Machado, em Viana do Castelo. CLASSIFICAÇÃO FINAL MASCULINOS: Iskander Yadgarov | Russia | 1:04:16.3 Helio Gomes | Sporting Clube De Portugal | 1:04:31.2 Fabio Oliveira | Guilhovai | 1:04:58.1 CLASSIFICAÇÃO FINAL FEMININOS: Solange Jesus | Clube Desportivo Feirense | 1:12:11.5 Susana Godinho | Clube Desportivo Feirense | 1:12:23.8 Carla Martinho | Recreio Desportivo De Agueda | 1:13:07.11

AP DONA ANINHAS: será assim o novo hotel de Viana do Castelo

Vai designar-se AP Dona Aninhas o hotel de quatro estrelas que está prestes a nascer no edifício do antigo hotel Viana Sol, no Largo Vasco da Gama, no centro histórico de Viana do Castelo. Com 64 quartos e suites, esta é a primeira unidade na região Norte de Portugal do grupo AP Hotels & Resorts, de António Parente, natural de Viana do Castelo. Fotos: retiradas do site https://donaaninhas.com

Viana de Outros Tempos

Assim era a Praça da República nos anos 60 do século XX. Espólio de Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Bom dia, Viana do Castelo!

Começar bem a manhã, pela zona ribeirinha.