Avançar para o conteúdo principal

Praça de Touros vai ser reconvertida por 3,6 milhões de euros


A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade a adjudicação da empreitada de reconversão da antiga praça de touros da cidade em 'campus' desportivo por mais de 3,6 milhões de euros. 

Fonte autárquica adiantou à agência Lusa que a intervenção deverá arrancar no primeiro trimestre de 2021.

Hoje, na apresentação daquele ponto da ordem de trabalhos da reunião ordinária do executivo municipal, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que a obra foi adjudicada à empresa Baltor, por mais de 3.669.123,10 euros.

O autarca socialista disse ter sido a proposta com valor mais baixo que se apresentou ao concurso publico lançado em janeiro.

José Maria Costa adiantou que foram apresentadas duas reclamações, mas a equipa que avaliou as propostas escolheu a empresa a quem hoje foi adjudicada a empreitada.

Em janeiro, o executivo aprovou por unanimidade a abertura de um segundo concurso público para a reconversão da antiga praça de touros da cidade em 'campus' desportivo, por mais de 4,9 milhões de euros. 

Em abril de 2018, o primeiro concurso público para aquela empreitada, com um valor base de 3,5 milhões de euros, foi anulado, por ter ficado deserto. 

O projeto para a requalificação da praça e das zonas adjacentes tem um prazo de execução de um ano e meio.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que cidade se declarou anti-touradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020. 

Em setembro de 2019, o executivo municipal já tinha aprovado, também por unanimidade, a demolição "praticamente integral" da antiga praça de touros por se considerar a "opção técnica e economicamente viável" para a reconversão do imóvel em 'campus' desportivo. 

"Há necessidade de refuncionalização do edifício e quer a geometria, quer o sistema construtivo colocam constrangimentos. Vamos manter a referência memorial do imóvel, mas vamos criar condições para, parcialmente, fazer ajustes demolindo sempre que necessário", explicou, na ocasião, o vereador do Planeamento, Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre. 

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol. 

A futura "Praça Viana" será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho".

Notícia da LUSA (2020.12.03)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.

Viana do Castelo festejou o Carnaval

Com o bom tempo a ajudar, Viana do Castelo cumpriu, uma vez mais, a tradição: o Corso de Carnaval saiu hoje à rua com centenas de participantes, trazendo as brincadeiras próprias da época, muita música, cor e animação às milhares de pessoas que se deslocaram à cidade para assistir a esta iniciativa.