Avançar para o conteúdo principal

Terrenos da Somartis vão dar lugar a um hotel, supermercado e restaurante



O grupo holandês Ten Brinke vai investir cerca de 18 milhões de euros num empreendimento que inclui um hotel, supermercado e restaurante, nos terrenos de uma empresa de tapetes fundada nos anos 60, entretanto encerrada.

"Contamos iniciar a construção do empreendimento a partir de meados de junho para até final do ano concluir, pelo menos, dois dos três operadores: o supermercado e do restaurante", disse hoje à agência Lusa, Francisco Coelho, diretor de projetos da Ten Brinke em Portugal.

Segundo aquele responsável, "o projeto de loteamento para instalação de três operadores nos terrenos da antiga Somartis já foi aprovado pela Câmara de Viana do Castelo".

"Podemos avançar para a aquisição dos terrenos, sendo que ainda falta apresentar o projeto urbanístico do loteamento para obtermos o alvará de construção", especificou.

Francisco Coelho escusou-se a avançar, nesta fase, as marcas do supermercado, do restaurante de ‘fast-food' e do hotel que integram o projeto.

O responsável explicou que o empreendimento a instalar em Viana do Castelo "é o segundo investimento do grupo holandês em Portugal".

"No final de março, contamos abrir um hotel de 3 estrelas, do grupo hoteleiro francês B&B, em Matosinhos, num investimento de 10 milhões de euros", especificou.

À Lusa, o vereador com os pelouros do Planeamento e Gestão Urbanística, Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Económico, Luís Nobre, disse ter assinado o "despacho de deferimento do projeto de loteamento, faltando a emissão do alvará de construção".

Em causa estão 13 mil metros quadrados de terreno, situados na entrada norte da cidade, junto à Estrada Nacional (EN), onde está instalado o armazém da empresa Somartis, fundada nos finais dos anos 60 por um engenheiro belga que veio trabalhar como consultor de métodos de trabalho nos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Na altura, a empresa, muito procurada por espanhóis, chegou a ter uma fábrica de tapetes que foi, entretanto, desativada. Atualmente, funcionava apenas como armazém de venda de tapeçaria e artesanato.

Nos anos 80, a aposta do empresário na exposição de animais raros, como tigres, lamas, macacos entre outros, era motivo de verdadeiras romarias à Somartis.

Em janeiro de 2020, contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu ser "importante revitalizar aquela zona de entrada da cidade".

"É uma área de terreno considerável que não está rentabilizado, faz todo o sentido que haja um projeto para revitalizar o tecido urbano da zona onde está situada aquela antiga unidade industrial de tapetes. Atualmente já não tem a atividade que de há uns anos", referiu.

Segundo José Maria Costa, trata-se de uma zona da cidade "com boas acessibilidades" e que o "projeto de requalificação apresentado tem algumas funções que fazem falta numa zona urbana".

"Estamos a analisar o pedido do ponto de vista urbanístico. É um investimento importante e, nesta fase, em que é preciso reativar a economia, é um investimento que estamos a acompanhar com muito interesse", referiu na ocasião.

A empresa Somartis foi, em 2001, a última concessionária do elevador de Santa Luzia antes de adquirido, reabilitado e reativado pela Câmara de Viana do Castelo, em 2007.


Notícia da LUSA de 2021.01.21

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Criticar o que merece crítica, mas elogiar também, quando há motivo para isso

No passado dia 9 de junho, publiquei nesta página algumas fotografias que mostravam o aspeto exterior de um estabelecimento de restauração aberto ao público na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo. Ontem, ao passar novamente nesse estabelecimento presenciei, com muito agrado, que tinham sido efetuadas algumas intervenções que melhoraram substancialmente o local. Sauda-se a iniciativa, que só peca por tardia. 📸 9/14 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 14 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 14 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 14 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo 📸 9 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Cinco milhões de peças LEGO® dão vida a mais uma exposição BRInCKa, em Viana

O evento onde as peças LEGO® e a paixão pelo imaginário se juntam está de volta! De 19 a 22 de junho, BRInCKa, LEGO® Fan Event invade o Centro Cultural de Viana do Castelo com exposições e atividades para toda a família. Com uma área com cerca de 1.500 m2 e mais de 5 milhões de peças, o BRInCKa, LEGO® Fan Event regressa para mais uma edição, em que dá a conhecer aos visitantes os mais incríveis modelos de construção com peças LEGO®.   Organizado pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO), em parceria com a TICTAR (Associação para a Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação), contará com construções incríveis com recurso a peças LEGO® de cidades com edifícios em grande escala, comboios em movimento, portos marítimos, zonas rurais limítrofes e muito mais. Horários : 19 de junho (quinta-feira): 10:00 às 21:00 20 de junho (sexta-feira): 10:00 às 21:00 21 de junho (sábado): 10:00 às 21:00 22 de junho (domingo): 10:00 às 18:30   Entradas : Crianças (4-10 an...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.