Avançar para o conteúdo principal

Páscoa Doce 2021 em formato virtual


 
A Páscoa Doce, evento organizado ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, incluía na sua programação dezenas de atividades para todo o tipo de público, a que se juntavam as antigas tradições, como a visita às capelas na Quinta-feira Santa.
Em contexto de pandemia, essa tradição teve de ser interrompida. Assim, em 2021, a programação da Páscoa Doce vai assumir um formato quase totalmente virtual.

Para celebrar esta época, nove igrejas de Viana do Castelo vão ser iluminadas e a Praça da República e o Largo de S. Domingos vão ser decorados com temas alusivos à Páscoa.

A autarquia, em parceria com a AEVC, vai entregar, de forma simbólica, um folar de Páscoa aos profissionais de saúde, forças de segurança, Proteção Civil, bombeiros, Cruz Vermelha e profissionais das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

NAS REDES SOCIAIS DA AUTARQUIA:

29 DE MARÇO/ SEGUNDA-FEIRA
21H0O - Visita virtual à exposição dos Antigos Paços do Concelho - "Viana do Castelo - A cidade, Passado e Presente"

30 MARÇO/ TERÇA-FEIRA 
21HOO - Visita virtual à exposição do Museu de Artes Decorativas - "Viana do Castelo - A cidade, Passado e Presente"

31 MARÇO/ QUARTA-FEIRA 
21HOO - Visita virtual à exposição do Museu do Traje "As Profissões do Século Passado"

1 ABRIL/ QUINTA-FEIRA 
A PARTIR DAS 19H00 - Roteiro online por sete Igrejas e Capelas de Viana do Castelo

2 ABRIL/ SEXTA-FEIRA
21H00 - Transmissão de Concerto Música Clássica Igreja de Santa Cruz - Convento de S. Domingos 
Orquestra do Alto Minho

3 ABRIL/ SÁBADO
10H00 - Concerto "Bons Dias Viana" ZEPAM
21H00 - Transmissão do Vídeo "A arte de fazer Palmitos"

4 ABRIL/ DOMINGO - Mensagem de Páscoa do Presidente da Câmara Municipal

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo