Avançar para o conteúdo principal

Páscoa Doce 2021 em formato virtual


 
A Páscoa Doce, evento organizado ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, incluía na sua programação dezenas de atividades para todo o tipo de público, a que se juntavam as antigas tradições, como a visita às capelas na Quinta-feira Santa.
Em contexto de pandemia, essa tradição teve de ser interrompida. Assim, em 2021, a programação da Páscoa Doce vai assumir um formato quase totalmente virtual.

Para celebrar esta época, nove igrejas de Viana do Castelo vão ser iluminadas e a Praça da República e o Largo de S. Domingos vão ser decorados com temas alusivos à Páscoa.

A autarquia, em parceria com a AEVC, vai entregar, de forma simbólica, um folar de Páscoa aos profissionais de saúde, forças de segurança, Proteção Civil, bombeiros, Cruz Vermelha e profissionais das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

NAS REDES SOCIAIS DA AUTARQUIA:

29 DE MARÇO/ SEGUNDA-FEIRA
21H0O - Visita virtual à exposição dos Antigos Paços do Concelho - "Viana do Castelo - A cidade, Passado e Presente"

30 MARÇO/ TERÇA-FEIRA 
21HOO - Visita virtual à exposição do Museu de Artes Decorativas - "Viana do Castelo - A cidade, Passado e Presente"

31 MARÇO/ QUARTA-FEIRA 
21HOO - Visita virtual à exposição do Museu do Traje "As Profissões do Século Passado"

1 ABRIL/ QUINTA-FEIRA 
A PARTIR DAS 19H00 - Roteiro online por sete Igrejas e Capelas de Viana do Castelo

2 ABRIL/ SEXTA-FEIRA
21H00 - Transmissão de Concerto Música Clássica Igreja de Santa Cruz - Convento de S. Domingos 
Orquestra do Alto Minho

3 ABRIL/ SÁBADO
10H00 - Concerto "Bons Dias Viana" ZEPAM
21H00 - Transmissão do Vídeo "A arte de fazer Palmitos"

4 ABRIL/ DOMINGO - Mensagem de Páscoa do Presidente da Câmara Municipal

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

LIRATOV: O Artista Urbano do Azulejo que ninguém sabe quem é

As dezenas de trabalhos que vai deixando nos mais inesperados locais da cidade de Viana do Castelo e noutras localidades, estão a tornar famoso este artista anónimo. Apesar de manter essa faceta de clandestinidade tem uma página na rede social Instagram ( AQUI ), onde vai partilhando fotografias das suas obras. As fotografias aqui apresentadas, são os últimos trabalhos descobertos recentemente por mim na cidade, executados por LIRATOV, o artista que (quase) ninguém sabe quem ele é.

Olha que três!

Esta foto tem a particularidade de permitir contemplar um dos mais belos enquadramentos arquitetónicos da cidade. O Chafariz-Estátua de Viana, no seu enfiamento, num plano superior a Capela das Malheiras e no alto do monte de Santa Luzia, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).

Bom dia, Viana do Castelo!

Embarcações de pesca e de turismo lado a lado, com o sempre presente navio-museu Gil Eannes, na antiga doca comercial de Viana do Castelo. 

Andando por aí...