Este lavadouro público junto à avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, que outrora foi utilizado pela comunidade darquense para lavar roupa e não só, apresenta-se atualmente com aspeto de abandonado, como que a relegar um pouco da cultura e do património local.
É certo que, com o aparecimento das máquinas de lavar roupa, os lavadouros públicos, locais simbólicos e de muita memória foram, a pouco e pouco abandonados e desprezados. Não se pretende a reativação para o seu fim original, pois hoje já quase ninguém lava a roupa nestes locais, mas que seja assegurada a sua preservação. Cuidar deste património é importante para se poder mostrar às gerações futuras como era a vida anteriormente.
O Olhar Viana deve dar mais atenção à panorâmica de Darque . Tem as mesmas condições para ser uma margem aprazível e bela como a margem direita.
ResponderEliminarO Monte , o Verde , a Zona Ribeirinha , o Sapal ,o crescimento do betão , a três magnólias, o acesso ao Monte Galeão, a Estrada junto ao rio. A margem ( esquerda) tem sido esquecida ao longo dos tempos, será que não interessa abordar o assunto ? Será que Darque está esquecida .
Faz noticia em excesso , às vistas de Viana. Será que o autor do blogue tem uma " obsessão" só pela margem direita?
Vá lá tenha mais em atenção ao outro território , começa a dar nas vistas , começa a ser objecto de críticas noutras redes sociais.