Avançar para o conteúdo principal

Lavadouro público ao abandono

Este lavadouro público junto à avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, que outrora foi utilizado pela comunidade darquense para lavar roupa e não só, apresenta-se atualmente com aspeto de abandonado, como que a relegar um pouco da cultura e do património local.

É certo que, com o aparecimento das máquinas de lavar roupa, os lavadouros públicos, locais simbólicos e de muita memória foram, a pouco e pouco abandonados e desprezados. Não se pretende a reativação para o seu fim original, pois hoje já quase ninguém lava a roupa nestes locais, mas que seja assegurada a sua preservação. Cuidar deste património é importante para se poder mostrar às gerações futuras como era a vida anteriormente.




Comentários

  1. O Olhar Viana deve dar mais atenção à panorâmica de Darque . Tem as mesmas condições para ser uma margem aprazível e bela como a margem direita.
    O Monte , o Verde , a Zona Ribeirinha , o Sapal ,o crescimento do betão , a três magnólias, o acesso ao Monte Galeão, a Estrada junto ao rio. A margem ( esquerda) tem sido esquecida ao longo dos tempos, será que não interessa abordar o assunto ? Será que Darque está esquecida .
    Faz noticia em excesso , às vistas de Viana. Será que o autor do blogue tem uma " obsessão" só pela margem direita?
    Vá lá tenha mais em atenção ao outro território , começa a dar nas vistas , começa a ser objecto de críticas noutras redes sociais.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Andando pela cidade…

Interior da Igreja de S. Bento (séc. XVI), Viana do Castelo.

ANTES e AGORA

Há pelo menos 10 anos que a estrutura situada no porto de pesca, junto à antiga Torre de Vigia dos Pilotos da Barra de Viana do Castelo, se encontrava desativada, degradada e com lixo no interior. Finalmente, no passado dia 21 de março, foi demolida, apresentando-se agora o espaço com uma melhor imagem. Também a placa que assinala o local, na antiga doca comercial, onde entre 1923 e 1959 funcionou a Escola de Natação do S. C. Vianense, foi por estes dias sujeita a uma operação de limpeza.

Em dia de calor…

De bicicleta, a correr ou a caminhar nesta tarde de 27 de março, com temperatura agradável de 20º, pela Ecovia Litoral Norte, Areosa/Viana do Castelo.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.