O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o decreto que classifica, como conjunto de interesse nacional diversos bens móveis arqueológicos náuticos e subaquáticos, sendo-lhes atribuída a designação de "tesouro nacional": as seis pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo; os três astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra, e os dez canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar. As pirogas monóxilas são embarcações construídas a partir de um único tronco de árvore, neste caso de carvalho. Este conjunto apresenta um interesse arqueológico e patrimonial muito relevante enquanto testemunho notável da navegação em Portugal, e da travessia do Rio Lima em particular, desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média. A dimensão do conjunto e de cada exemplar (uma delas com quase 7m de comprimento), o seu estado de conser
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade / distrito de Viana do Castelo, Portugal.
Viana na história tens episódios que não a dignificam .Um deles foi na aclamação de da independéncia em 1640 .Foi a ultima cidade em Portugal ,a aclamar o apoio ao movimento.O movimento apoiava D.João IV., Portugal estava independente de Espanha.
ResponderEliminarA demolição desta praça foi um " ultraje a história" da cidade .O espaço foi pago por particulares .Foi edificada ( praça) á conta de" um grupo carolas" que apostavam no incremento e desenvolvimento das festas da Senhora da Agonia no ano de 1949.
Cidadáos estes que gostavam da sua terra .Fizeram a obra á sua conta, sem apoios de ninguém .
Nos tempos de hoje é uma raridade encontrar tais pessoas. Amavam a sua terra , " fazer noticia e dar a conhecer era o mais relevante ".
Olhem que ridículo.
ResponderEliminarEstes comentários ve se bem de quem bem .
ResponderEliminarNao admira para quem trabalham .
Beatriz tem razâo !
Para si promotor do blogue e das noticias !
ResponderEliminarDeviam era ter vergonha na cara. Gastassem o dinheiro onde é devido.
ResponderEliminarA propaganda a funcionar ..Depois nao querem que Beatriz Rodrigues denuncie em noticia !
ResponderEliminarCarolas de outros tempos. Também noutros tempos houve carolas que financiaram muita coisa que hoje não aceitamos por serem contra os valores actuais.
ResponderEliminar