O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais. É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo. Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Viana na história tens episódios que não a dignificam .Um deles foi na aclamação de da independéncia em 1640 .Foi a ultima cidade em Portugal ,a aclamar o apoio ao movimento.O movimento apoiava D.João IV., Portugal estava independente de Espanha.
ResponderEliminarA demolição desta praça foi um " ultraje a história" da cidade .O espaço foi pago por particulares .Foi edificada ( praça) á conta de" um grupo carolas" que apostavam no incremento e desenvolvimento das festas da Senhora da Agonia no ano de 1949.
Cidadáos estes que gostavam da sua terra .Fizeram a obra á sua conta, sem apoios de ninguém .
Nos tempos de hoje é uma raridade encontrar tais pessoas. Amavam a sua terra , " fazer noticia e dar a conhecer era o mais relevante ".
Olhem que ridículo.
ResponderEliminarEstes comentários ve se bem de quem bem .
ResponderEliminarNao admira para quem trabalham .
Beatriz tem razâo !
Para si promotor do blogue e das noticias !
ResponderEliminarDeviam era ter vergonha na cara. Gastassem o dinheiro onde é devido.
ResponderEliminarA propaganda a funcionar ..Depois nao querem que Beatriz Rodrigues denuncie em noticia !
ResponderEliminarCarolas de outros tempos. Também noutros tempos houve carolas que financiaram muita coisa que hoje não aceitamos por serem contra os valores actuais.
ResponderEliminar