Avançar para o conteúdo principal

TMSM: 136 anos de teatro, cinema, música, dança, festivais...

O Teatro Municipal Sá de Miranda é um dos principais equipamentos culturais da cidade de Viana do Castelo. Mandado edificar por um grupo de personalidades vianenses, foi inaugurado em 29 de Abril de 1885. Celebra hoje 136 anos de história. 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu o edifício em 1985.

Desde 1991, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda.

Composto por uma plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, tem capacidade de 400 lugares. Foi projetado pelo arquiteto José Geraldo da Silva Sardinha

Estima-se que o Teatro Municipal Sá de Miranda seja o quinto mais antigo teatro português em atividade, mantendo ainda a arquitetura original da sua construção.






Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

VINCENT RONO e MARIANA MACHADO venceram a prova "Corrida da Ponte"

Decorreu este domingo, 24 de setembro, em Viana do Castelo, a primeira edição da Corrida da Ponte num percurso de 10 km. Com partida e chegada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, foram percorridas várias ruas de Viana, com passagem pela Ponte Eiffel, onde se efetuou a travessia do rio Lima através da ponte (que dá o nome à prova), em direção ao parque de estacionamento da praia do Cabedelo, retomando depois novamente à cidade. Os vencedores absolutos em masculinos e femininos desta primeira edição da Corrida Ponte foram: > VINCENT RONO | QUÉNIA | SPORTING C P | 00:28:52.823 > MARIANA MACHADO | PORTUGAL | S CLUBE DE BRAGA | 00:33:28.060

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Obras para a construção de hotel na estação de Viana já arrancaram

As obras para transformar parte da centenária estação ferroviária de Viana do Castelo (foi aberta ao público em 1882) num hotel temático já arrancaram, estando prevista para 25 de janeiro de 2025 a sua conclusão (segundo aviso afixado no local). Conforme notícias avançadas em agosto de 2022, o projeto do novo Axis Avenida, na estação, prevê a criação de 56 quartos com capacidade total de 112 utentes, num investimento orçado em cinco milhões de euros.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.