Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias

Este ano, o ritual voltou a acontecer na Praça da República, em Viana do Castelo. Manda a tradição que, na passagem de 30 de abril para 1 de maio se enfeitem as varandas da “sala de visitas” da cidade com grandes coroas coloridas, onde a giesta e as flores não podem faltar.

Sobre este costume, no Alto Minho, a lenda que se conta, e a mais habitual, aparece associado à lenda do rei Herodes  (De acordo com a extinta Região de Turismo do Alto-Minho):

Herodes soube que a Sagrada Família na fuga para o Egipto pernoitaria numa certa aldeia. E estava já disposto a mandar matar todas as crianças do sexo masculino. Perante tal morticínio, um outro Judas, informa-o de que tal não valeria a pena. Também, não lhe dizia onde estava o Menino Jesus, mas colocaria um ramo de giesta florida na casa onde ele pernoitasse. Assim, bastaria à soldadesca procurar a tal casa e, pronto!... Porém, qual não foi o espanto dos legionários quando, na manhã seguinte, todas as casas da aldeia apareceram com o tal raminho de giesta florida!... Verdade ou ficção, a lenda ainda perdura, mas já com variantes!
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo