Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias

Este ano, o ritual voltou a acontecer na Praça da República, em Viana do Castelo. Manda a tradição que, na passagem de 30 de abril para 1 de maio se enfeitem as varandas da “sala de visitas” da cidade com grandes coroas coloridas, onde a giesta e as flores não podem faltar.

Sobre este costume, no Alto Minho, a lenda que se conta, e a mais habitual, aparece associado à lenda do rei Herodes  (De acordo com a extinta Região de Turismo do Alto-Minho):

Herodes soube que a Sagrada Família na fuga para o Egipto pernoitaria numa certa aldeia. E estava já disposto a mandar matar todas as crianças do sexo masculino. Perante tal morticínio, um outro Judas, informa-o de que tal não valeria a pena. Também, não lhe dizia onde estava o Menino Jesus, mas colocaria um ramo de giesta florida na casa onde ele pernoitasse. Assim, bastaria à soldadesca procurar a tal casa e, pronto!... Porém, qual não foi o espanto dos legionários quando, na manhã seguinte, todas as casas da aldeia apareceram com o tal raminho de giesta florida!... Verdade ou ficção, a lenda ainda perdura, mas já com variantes!
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dez anos após naufrágio…

Flores embelezam espaço público

Miradouro de Santa Luzia