Avançar para o conteúdo principal

Um milhão e trezentos mil escolheram o elevador para subir ao monte de Santa Luzia


O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, situado no alto ao Monte de Santa Luzia, é o monumento religioso mais conhecido da cidade de Viana do Castelo. Seja pela devoção ou pela vista sobre a cidade, muitos são quem o visita. Para se rumar ao Santuário há três alternativas: a estrada, o escadório (650 degraus) e o elevador. 

Quem se sentir atraído pelo elevador inaugurado em 1923, considerado o mais extenso do género no país, percorre o trajeto de 650 metros em 7 minutos. 

Hoje, foram divulgados alguns dados curiosos sobre o famoso elevador de Santa Luzia:

- Em 12 anos (2007-2019), transportou mais de 1,3 milhões de passageiros

- Estima-se que entre 2014 e 2019, o funcionamento do elevador tenha evitado, por dia, a subida ao monte de 100 veículos, transportando cerca 300 pessoas.

- O funicular retomou as viagens em 19 de abril, após o confinamento motivado pela pandemia de covid-19, e já transportou, desde então e até ao último domingo, 3.734 pessoas.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.