Avançar para o conteúdo principal

Praias de Viana com Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Zero Poluição



Nesta época balnear que decorre entre 12 de junho a 12 de setembro, o concelho de Viana do Castelo tem 9 praias galardoadas com “BANDEIRA AZUL”, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), 8 praias com “QUALIDADE DE OURO”, galardão atribuído pela associação ambientalista QUERCUS e 1 praia com “ZERO POLUIÇÃO”, galardão atribuído pela associação ambientalista ZERO.

PRAIA DE AFIFE - Praia Bandeira Azul, Praia Zero Poluição e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DA AMOROSA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro;
PRAIA DA ARDA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DO CABEDELO - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DE CARREÇO - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DE CASTELO DO NEIVA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA LUZIAMAR - Praia Bandeira Azul; 
PRAIA NORTE - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro;
PRAIA DE PAÇÔ - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro. 

A BANDEIRA AZUL é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que cumpram um conjunto de critérios (Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços).

Uma praia ZERO POLUIÇÃO é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

De acordo com os critérios definidos, para receber a classificação de praia QUALIDADE DE OURO deverão ser respeitados diversos parâmetros nomeadamente a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares e na última época balnear, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Comentários

  1. Vejo 3 (três) pessoas num imenso vazio pavimentado. Este cenário não mete confusão a ninguém?

    ResponderEliminar
  2. Zero poluição? Eu vejo 2 hectares de poluição visual!

    ResponderEliminar
  3. Fico satisfeita por termos estas praias com tanta qualidade mas as autoridades têm de zelar e continuamente, pois infelizmente tenho assistido a frequentadores que não seguem as normas.
    É frequente ver pessoas que levam os cães para essa praias e sem trela, acabando por contaminá-las e incomodarem os presentes.
    Sem vigilância brevemente perderemos esta classificação de praias de qualidade e zero poluição

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Olha que três!

Esta foto tem a particularidade de permitir contemplar um dos mais belos enquadramentos arquitetónicos da cidade. O Chafariz-Estátua de Viana, no seu enfiamento, num plano superior a Capela das Malheiras e no alto do monte de Santa Luzia, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).

LIRATOV: O Artista Urbano do Azulejo que ninguém sabe quem é

As dezenas de trabalhos que vai deixando nos mais inesperados locais da cidade de Viana do Castelo e noutras localidades, estão a tornar famoso este artista anónimo. Apesar de manter essa faceta de clandestinidade tem uma página na rede social Instagram ( AQUI ), onde vai partilhando fotografias das suas obras. As fotografias aqui apresentadas, são os últimos trabalhos descobertos recentemente por mim na cidade, executados por LIRATOV, o artista que (quase) ninguém sabe quem ele é.

Andando por aí...

Bom dia, Viana do Castelo!

Embarcações de pesca e de turismo lado a lado, com o sempre presente navio-museu Gil Eannes, na antiga doca comercial de Viana do Castelo.