Avançar para o conteúdo principal

Praias de Viana com Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Zero Poluição



Nesta época balnear que decorre entre 12 de junho a 12 de setembro, o concelho de Viana do Castelo tem 9 praias galardoadas com “BANDEIRA AZUL”, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), 8 praias com “QUALIDADE DE OURO”, galardão atribuído pela associação ambientalista QUERCUS e 1 praia com “ZERO POLUIÇÃO”, galardão atribuído pela associação ambientalista ZERO.

PRAIA DE AFIFE - Praia Bandeira Azul, Praia Zero Poluição e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DA AMOROSA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro;
PRAIA DA ARDA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DO CABEDELO - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DE CARREÇO - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA DE CASTELO DO NEIVA - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro; 
PRAIA LUZIAMAR - Praia Bandeira Azul; 
PRAIA NORTE - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro;
PRAIA DE PAÇÔ - Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro. 

A BANDEIRA AZUL é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que cumpram um conjunto de critérios (Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços).

Uma praia ZERO POLUIÇÃO é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

De acordo com os critérios definidos, para receber a classificação de praia QUALIDADE DE OURO deverão ser respeitados diversos parâmetros nomeadamente a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares e na última época balnear, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

 As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados de desastres”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo