Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia já tem cartaz para 2021

A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional.

O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa.

 

O cartaz da romaria deste ano, da autoria do designer Ricardo Ferreira e conforme a memória descritiva, pretende ser “O cartaz da Esperança” assinalando o “regresso da Romaria”, depois de um ano em que o mundo parou. O autor sublinha que o fundo branco no cartaz representa a luz que “faltou a todos em 2020 e as nossas memórias, congeladas no tempo, onde podemos encontrar vários momentos das nossas festas”. O cartaz deste ano “encarna a esperança, a serenidade, mas também a confiança no futuro”.


Foram 46 diferentes propostas, de 31 autores, que se apresentaram ao concurso.

A festa vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, em Viana do Castelo, com um programa ao vivo e alguns momentos apenas ‘online’, em função da evolução da covid-19.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

Navio de Cruzeiro de Luxo SEFU “estreia” a nova doca seca da WestSea

O SEFU é um luxuoso navio de cruzeiros, com cerca de 120 metros comprimento total, uma boca de 19 metros e um calado de cerca de cinco metros, que está a ser construído nos estaleiros navais da WestSea, por cerca 100 milhões de euros, para o grupo japonês Ryobi Holdings, com entrega prevista para 2027 e que será totalmente construído em Viana do Castelo. A nova doca seca (Doca n.º 3) dos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, representa um investimento de aproximadamente 24 milhões de euros. Com 220 metros de comprimento e 45 de largura, esta infraestrutura permitirá receber navios de maior dimensão. As imagens são do SEFU a efetuar as manobras de mudança para a nova doca seca, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro.

O WORLD EXPLORER que passou a chamar-se STAR EXPLORER

O navio de cruzeiros WORLD EXPLORER, foi o primeiro navio de Expedição Polar construído em Portugal. Construído em 2019 nos estaleiros navais da WestSea, em Viana do Castelo, custou cerca de 80 milhões de euros à Mystic Invest, do empresário português Mário Ferreira. Vendido em 2024 à operadora de luxo Windstar Cruises, o navio encontra-se a passar por uma profunda transformação nos estaleiros da WestSea. A conversão em curso contempla a remoção do heliporto, a criação de novos camarotes, bem como alterações na proa e ré. A entrega do navio remodelado está prevista para dezembro de 2026. As imagens são do STAR EXPLORER a efetuar as manobras de mudança para a nova doca seca dos estaleiros navais da WestSea. 📸 8 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

APDL anuncia entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 em Viana do Castelo

A APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) anunciou, hoje, na sua página oficial, a entrada em operação da Nova Doca Seca n.º 3 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, assinalada a 7 de setembro, com a entrada da construção SEFU. Com 117,3 metros de comprimento, 9.259 GT e um calado de 4,65 metros, o SEFU é a primeira construção a utilizar a nova infraestrutura, marcando o início da sua atividade operacional. A nova doca seca, cuja construção está prevista no âmbito do Terceiro Aditamento ao Contrato de Subconcessão, representa um importante reforço da capacidade dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, permitindo ampliar as condições disponíveis para operações de construção e reparação naval. A entrada em operação desta infraestrutura constitui um marco relevante para o Porto de Viana do Castelo, reforçando a sua capacidade de apoio à indústria naval e criando melhores condições para responder a operações de maior dimensão e complexidade. 📸 APDL

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)