Avançar para o conteúdo principal

As esplanadas da Praça

A sala de visitas da cidade de Viana do Castelo, a Praça da República, já não é o que era. Houve tempos em que naquele espaço, os vianenses e visitantes usufruíam principalmente nos meses de verão, de amplas esplanadas sem obstáculos, perfeitas para se saborear uma bebida de forma relaxada enquanto se desfrutava do belo cenário proporcionado pelos edifícios antigos que rodeiam a Praça, nomeadamente o Chafariz, os Antigos Paços do Concelho e o Edifício da Misericórdia/Igreja, classificados como "Monumentos Nacionais".

Das duas esplanadas existentes, que davam vida àquele espaço nobre da cidade, uma já não existe, pertencia à emblemática Pastelaria Caravela que encerrou há cerca de um ano, e a outra, do estabelecimento Ó Viana, atualmente com algumas mesas e cadeiras rodeadas de “caixotes” que retiram alguma beleza à Praça da República, funciona essencialmente como restaurante das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h30 (horário afixado na montra do estabelecimento).

As duas fotografias seguintes, ambas tiradas no início do mês de agosto, uma é na atualidade, a outra é de 2019, numa altura em que as duas esplanadas ainda faziam parte do dia a dia dos vianenses e de quem nos visita.


Comentários

  1. Aquele espaço murado é uma vergonha. Não há quem ponha o dono do Ó Viana na ordem?

    ResponderEliminar
  2. O "Caramuru" está de regresso a Praça da República?
    Pois, o tanque Cozinha com Alma já está pronto.
    Retirem esse mono da nossa Praça.

    ResponderEliminar
  3. Fica mal, mas não esquecer, que têmo alto patrocinio camarário que autoriza o mono que mostra nas fotos................

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.