As esplanadas da Praça

A sala de visitas da cidade de Viana do Castelo, a Praça da República, já não é o que era. Houve tempos em que naquele espaço, os vianenses e visitantes usufruíam principalmente nos meses de verão, de amplas esplanadas sem obstáculos, perfeitas para se saborear uma bebida de forma relaxada enquanto se desfrutava do belo cenário proporcionado pelos edifícios antigos que rodeiam a Praça, nomeadamente o Chafariz, os Antigos Paços do Concelho e o Edifício da Misericórdia/Igreja, classificados como "Monumentos Nacionais".

Das duas esplanadas existentes, que davam vida àquele espaço nobre da cidade, uma já não existe, pertencia à emblemática Pastelaria Caravela que encerrou há cerca de um ano, e a outra, do estabelecimento Ó Viana, atualmente com algumas mesas e cadeiras rodeadas de “caixotes” que retiram alguma beleza à Praça da República, funciona essencialmente como restaurante das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h30 (horário afixado na montra do estabelecimento).

As duas fotografias seguintes, ambas tiradas no início do mês de agosto, uma é na atualidade, a outra é de 2019, numa altura em que as duas esplanadas ainda faziam parte do dia a dia dos vianenses e de quem nos visita.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sondagem: Socialistas lideram em Viana do Castelo

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Viatura invade Praça da República e fica tombada

Jardim Público Marginal

Os cartazes da campanha eleitoral em Viana