Avançar para o conteúdo principal

Pescar para relaxar onde o rio abraça o mar

É no belo estuário do Lima, onde o rio se encontra com o Atlântico, que diariamente pescadores amadores usufruem de momentos de lazer, relaxamento e contemplação. 


SOBRE A BELEZA DO RIO LIMA CONTA A LENDA QUE…


Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 AC. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Letes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse. Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, empunhando o estandarte das águias de Roma, o comandante chamou, da outra margem, a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do esquecimento. 


A Câmara de Ponte de Lima reivindica para o seu território o local de passagem que a lenda relata, mas há outros estudiosos que creem que a Lenda do Letes se tenha passado nas margens do Rio Lima, mas para os lados de Lanheses, em Viana do Castelo.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Edifício dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda com a denominação Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.R.L. (denominação que se manteve até 1976, altura em que passou a E.P. - empresa pública), e na atualidade.