Avançar para o conteúdo principal

Romaria d’Agonia para ser levada na mão entre a tradição e as novas tecnologias


Chamam-se códigos de barras bidimensionais, entraram para o vocabulário diário como “QR Codes” e por estes dias estão espalhados pela cidade de Viana do Castelo para uma ‘boleia virtual’ até à Romaria da Senhora d’Agonia, levando- a literalmente na mão.

Um desses pontos é o Posto de Informação da Romaria, na Praça da República, com um QR Code de mais de meio metro quadrado que, lido pela câmara de um telemóvel ligado à Internet, permite aceder, através da página oficial da Romaria, a todos os conteúdos e informação disponível para a festa de 2021, realizada essencialmente sem aglomerações, devido à pandemia.

No mesmo Posto de Informação, que desde sábado ocupa o edifício dos antigos Paços do Concelho, outros sete QR Codes dão acesso imediato a conteúdos sobre outros tantos momentos emblemáticos da Romaria em anos anteriores, com vídeos e fotografias, mas também a explicação e enquadramento de cada um deles: Tapetes Floridos, Revista de Gigantones e Cabeçudos, Procissão ao Mar, Desfile da Mordomia, Vamos para o Festival, Cortejo Histórico-Etnográfico, e Procissão Solene.

“São conteúdos, vídeos e fotografias, de uma tradição que não tem paralelo, mas literalmente para levar na mão para todo o lado, de forma virtual”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

Noutro ponto da cidade, no Jardim Público, a exposição “Memórias da Romaria d’Agonia” percorre a festa, essencialmente com imagens, de 1750 a 2020, mostrando a evolução, adaptação e em alguns casos a transformação ao longo do tempo.

Organizada por décadas, a exposição não termina nos seus 16 painéis, já que através de outros 14 QR Codes é possível navegar nesses conteúdos, acedendo à plataforma criada em 2020 e que continua a crescer, alimentada com fotos, vídeos ou testemunhas da festa.

Uma notícia de 1917 sobre o programa da Romaria desse ano, os cartazes e as decorações da festa em 1930, as imagens dos esboços dos carros alegóricos para o cortejo etnográfico ou do programa de 1969, são alguns dos muitos conteúdos disponíveis. Uma exposição em formato físico e virtual que recupera os momentos mais importantes ao longo da história da festa, mas partilha também esse conhecimento com as novas gerações, recordando momentos únicos vividos na Romaria através das novas tecnologias.

“Em 2020 utilizamos o modelo de sentir as festas à distância porque a pandemia não permitiu fazer mais. Mas adotamos novas ferramentas, como os conteúdos nas redes sociais ou através de QR Codes, para minimizar essa ausência. Como ainda vamos ter muitas restrições este ano, fazia todo o sentir reforçar a aposta nas novas tecnologias, ao mesmo tempo que levamos a Romaria para o futuro”, assume António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

Este sábado inaugura também a exposição "Memórias de um Povo: O Traje Popular Vianense, 1925 - 1960", no Museu do Traje, que assenta nos testemunhos de quase uma centena de anciões do concelho vianense, em que a mais nova tem 65 anos e a mais antiga 103 anos de idade.

Esta exposição, procura dar a conhecer o uso dos vários tipos de trajes populares do concelho, entre 1925 e a década de 1950. A escolha deste intervalo de tempo, deve-se essencialmente à possibilidade de ainda ser possível a recolha de testemunhos, de vianenses que viveram na primeira pessoa esses tempos.

A Romaria d’Agonia vai decorrer este ano de 19 a 22 de agosto, com um programa que inclui momentos apenas ‘online’ e alguns com público, nomeadamente as eucaristias, a Festa do Traje ou os concertos do Canário e Amigos, dos Sons do Minho, da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro e ainda o Festival de Folclore, seguindo as regras em vigor definidas pela Direção-Geral da Saúde. A previsão é que os espetáculos no Centro Cultural tenham entrada gratuita e limitação de lugares, o que obrigará ao levantamento de bilhete, a disponibilizar no próprio dia.

O programa ‘online’ envolverá, tal como em 2020, o lançamento de conteúdos audiovisuais sobre o Desfile da Mordomia, as revistas de gigantones e cabeçudos, o Cortejo Histórico-Etnográfico, os tapetes de sal da Ribeira, a Procissão ao Mar ou Serenata de fogo de artifício, divulgados nas redes sociais no dia e hora habituais da festa.

Em 2021, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, delegou a presidência da Comissão de Honra das Festas d'Agonia na atriz Melânia Gomes.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Queima do Judas”, Viana do Castelo cumpriu a tradição

Neste sábado, 4 de abril, a tradição da “Queima do Judas” voltou a cumprir-se na Ribeira de Viana. O Campo do Castelo encheu-se de gente para assistir ao ritual popular da “Queima do Judas”. Esta iniciativa de índole pagã, teve início com um cortejo que percorreu algumas ruas da cidade, culminando no Campo do Castelo onde, antes do Judas ser queimado, foi feita a leitura de um testamento no qual, de forma satírica, são visadas figuras e factos da vida local ou nacional. 📸 4 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)