Manda a tradição, que no dia da padroeira dos pescadores e da cidade de Viana do Castelo, 20 de agosto, feriado municipal, de manhã bem cedo, vianenses e visitantes percorram as ruas da Ribeira para apreciarem as verdadeiras obras de arte criadas sempre na noite de 19 para 20.
Trata-se dos “Tapetes Floridos” preparados com flores e toneladas de sal tingido com cores diversas pelos moradores da Ribeira, que embelezam o chão das principais ruas da zona piscatória da cidade de Viana do Castelo.
Infelizmente, este que é um dos momentos de destaque da Romaria d’Agonia, não vai ser realizado pelo segundo ano consecutivo, devido às regras de prevenção da covid-19.
Simbolicamente, em 2021, tal como em 2020, será apenas confecionado um tapete na madrugada desta quinta para sexta-feira, na alameda de acesso à igreja da Senhora da Agonia, e terá 40 metros de comprimento por 2,5 metros de largura.
As imagens seguintes mostram “Tapetes Floridos” confecionados nas ruas da Ribeira de Viana, em Romarias d’Agonia de outros anos.
E o que é que fazem ao sal tingido por anilinas?
ResponderEliminarDespejam o sal no esgoto para salgar a estação de tratamento dos esgotos e derreter a maquinaria do mesmo.
Ou vai para o aterro de Alvarães?
Ou despejam-no directamente no rio Lima ou no mar poluindo com as anilinas ou "salgando" o peixe de água doce?
Por que não usar o serrim e as flores e verduras de antigamente?
Até poderá ser "bonito de se ver" mas tem custos que são a meu ver varridos para debaixo do tapete