Avançar para o conteúdo principal

Festival “Lethes em Bruto - Memorial Dançante” leva a arte ao centro histórico de Viana

“Lethes em Bruto - Memorial Dançante” é um Festival de Site Specific totalmente gratuito e aberto à comunidade que terá a sua primeira edição nos dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2021, em Viana do Castelo. É um projeto apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo sido vencedor do concurso Viana Jovens Com Talento 2020.

Lethes surge da urgência em dinamismo e movimento partilhado por duas artistas vianenses, que se juntam numa união de esforços e criatividade, na busca de potencializar Viana do Castelo. Ambas licenciadas em dança pela Escola Superior de Dança e artistas emergentes na sua cidade natal, Mariana e Juliana, de 26 e 25 anos de idade, juntam-se na produção e direção do Festival Lethes em Bruto. Um festival feito por vianenes, para Viana e todos que por lá passem. 

O objetivo deste festival é utilizar diferentes locais da cidade, inspirando-se na sua história e características específicas, dando-lhes vida através dos corpos e, no fundo, da arte.
Este festival tem como momento principal esta parte performativa, em que o público será conduzido, através do trajeto diurno “Entre Marés e Rio” e o trajeto noturno “Ana Enamorada”. Estas performances contam com um elenco de 12 jovens artistas vianenses.

As imagens seguintes são do ensaio realizado ontem em alguns locais da cidade de Viana do Castelo.








Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Corte de árvore no Jardim Público

Talvez por se encontrar com problemas, e no sentido de garantir maior segurança aos utentes do Jardim Público Marginal da cidade de Viana do Castelo, está a ser cortada uma árvore de grande porte. Neste que é o espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1881, existem mais de 150 árvores, na sua maioria tílias.

Quem vai ao mar avia-se em terra

Tripulação do “Santa Luzia no Monte” no porto de pesca de Viana do Castelo, a preparar os covos para uma próxima saída para a faina. 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Estacionamento selvagem e a indiferença das autoridades em Viana

Esta situação (15 set 2022) acontece no espaço relvado que rodeia o tanque comunitário na zona da Ribeira de Viana do Castelo. Apesar deste espaço estar vedado com pilaretes de madeira (bastou derrubar 1 ou dois), é usado por cada vez mais pessoas, que impunemente cometem estes abusos com as suas viaturas. De salientar que a cerca de 50 metros deste local existe espaço para estacionamento gratuito para dezenas de viaturas.