Avançar para o conteúdo principal

Os cartazes da campanha eleitoral em Viana

Nesta sexta-feira (24) cumpre-se o último dia da campanha eleitoral para as Autárquicas 2021. No concelho de Viana do Castelo são oito os candidatos que estão na corrida à presidência da Câmara, Cláudia Marinho – CDU (PCP/PEV), Cristina Miranda – CHEGA, Eduardo Teixeira – É AGORA VIANA! (PPD/PSD,CDS-PP), Jorge Teixeira – BLOCO DE ESQUERDA, Luís Nobre – PARTIDO SOCIALISTA, Maurício Antunes da Silva – INICIATIVA LIBERAL, Paula Veiga – NÓS, CIDADÃOS! e Rui Martins – ALIANÇA.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo (26), estando inscritos para votar no concelho de Viana do Castelo 82 663 cidadãos, distribuídos por 27 freguesias. Os boletins de voto nesta eleição são três, uma vez que se destinam a eleger três órgãos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia).

Resultados das três listas com maior percentagem de votos na corrida à presidência da Câmara de Viana nas últimas eleições autárquicas de 2017.

PS 
53,68 % | 25.235 votos | 6 MANDATOS

PPD/PSD
21,25% | 9.991 votos | 2 MANDATOS

PCP-PEV
8,11% | 3.812 votos | 1 MANDATO 

Para a história das autárquicas 2021, aqui ficam imagens de alguns cartazes com os rostos dos candidatos (Câmara Municipal e Assembleia Municipal), que se encontram espalhados pela cidade de Viana do Castelo. 













MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...