Autocarros que fizeram história

Estas quatro fotografias (cedidas por Daniel Leal) recordam transportes públicos de outros tempos (pelas letras e a sua posição na matrícula, o autocarro da primeira fotografia foi matriculado no(s) ano(s) 1961/62/63). São antigos autocarros de passageiros que pertenciam à empresa vianense Auto Viação do Minho, Lda., fundada em 30 de Abril de 1938. Muita coisa mudou desde então.

A empresa foi fundada em 30 de Abril de 1938, sucedendo aos herdeiros de Coelho & Brandão, que haviam iniciado a exploração da carreira Viana do Castelo - Porto em 1927.
Nos primeiros anos, a empresa, que só tinha a carreira Viana do Castelo - Porto com dois horários, tinha contra si uma enorme concorrência da CP que punha à disposição do público, passagens de ida e volta ao Porto mais baratas que uma viagem de ida em autocarro.
A partir de 1960 foi possível alargar a área de exploração da empresa, tendo sido concessionadas várias carreiras com vista a servir outras localidades, bem como o aumento considerável do número de circulações na carreira Viana do Castelo - Porto.
Atualmente a Auto Viação do Minho explora várias carreiras nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto, bem como Expressos diários entre Melgaço - Porto e Ponte de Lima - Porto”.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Queixa contra desconstrução do prédio Coutinho arquivada pelo MP

Morreu a ''PALMIRINHA''

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo