Avançar para o conteúdo principal

Autocarros que fizeram história

Estas quatro fotografias (cedidas por Daniel Leal) recordam transportes públicos de outros tempos (pelas letras e a sua posição na matrícula, o autocarro da primeira fotografia foi matriculado no(s) ano(s) 1961/62/63). São antigos autocarros de passageiros que pertenciam à empresa vianense Auto Viação do Minho, Lda., fundada em 30 de Abril de 1938. Muita coisa mudou desde então.

A empresa foi fundada em 30 de Abril de 1938, sucedendo aos herdeiros de Coelho & Brandão, que haviam iniciado a exploração da carreira Viana do Castelo - Porto em 1927.
Nos primeiros anos, a empresa, que só tinha a carreira Viana do Castelo - Porto com dois horários, tinha contra si uma enorme concorrência da CP que punha à disposição do público, passagens de ida e volta ao Porto mais baratas que uma viagem de ida em autocarro.
A partir de 1960 foi possível alargar a área de exploração da empresa, tendo sido concessionadas várias carreiras com vista a servir outras localidades, bem como o aumento considerável do número de circulações na carreira Viana do Castelo - Porto.
Atualmente a Auto Viação do Minho explora várias carreiras nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto, bem como Expressos diários entre Melgaço - Porto e Ponte de Lima - Porto”.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo